domingo, 7 de fevereiro de 2010

“Hablar de los árbitros es perder el tiempo” - Guardiola

Esta frase pertence a alguém que aprendi a admirar desde os tempos de jogador e que se tornou num treinador admirado e respeitado por todos, não só pelos títulos que conquistou, como também pela sua forma de estar na vida e no futebol.

Partilho inteiramente do pensamento de Guardiola, por achar que não é falando dos árbitros que o futebol evoluirá. Creio, inclusive, que quanto menos se falar de árbitros, melhor será o futebol.

Recentemente, assistimos a uma partida fantástica do Setúbal contra o clube proclamado campeão pela imprensa e adeptos, em que tacticamente os homens de Manuel Fernandes (MF) foram fantásticos, lutando até à exaustão. No final do jogo, o seu treinador (que muito admiro, e que seria uma boa solução para o SCP, mas isso já é outro assunto…) vem falar do árbitro, de um golo (mal) anulado ao seu clube. Não está em causa se ele tem ou não razão, porque a tem, mas o que ganhou ele com essa afirmação? O futebol melhorou? A equipa cresceu com isso? A classificação alterou-se?

Penso que nós, adeptos, também somos agentes desportivos pois sem nós, o futebol não existiria. Ele existe para nós, e por nós. Assim, entendo que temos responsabilidades em tornar o futebol melhor e não é criticando os árbitros que o futebol vai evoluir. Podem ter a certeza!

Seria muito mais prático MF dar os parabéns à sua equipa e mostrar a sua satisfação por conseguir roubar pontos àquela que é neste momento, de longe, a melhor equipa deste campeonato.

Da mesma forma que a JJ, só lhe ficava bem reconhecer que a sua equipa perdeu pontos porque o adversário foi defensivamente muito superior, que não teve a estrelinha do seu lado e que se a sua equipa não foi capaz de praticar o futebol fantástico que tem praticado e ao qual todos os adeptos que gostam de futebol se têm rendido, foi muito por mérito do Setúbal. Ou alguém acreditava que o Benfica não iria perder mais pontos até final do campeonato?

Falar de mãos na bola de Zoro, de penalties de Di Maria, de golos mal anulados, de hipotéticos cartões, de simulações, de mãos na bola ou bola na mão, de foras de jogo em linha, etc.., apenas serve para discutir o acessório e não o essencial: o futebol, a táctica, os golos, a emoção!

PS: apenas quero deixar a minha opinião acerca de um tema sobre o qual ainda não me pronunciei e ire fazê-lo agora pela primeira e última vez: os túneis. Tenho pena do Braga pois, nesta altura, possui na sua equipa jogadores bastante jovens que já sofrem de Alzheimer. Os meus pêsames ao Vandinho que já não se consegue recordar do seu treinador adjunto da época passada…

1 comentário:

  1. "conseguir roubar pontos àquela que é neste momento, de longe, a melhor equipa deste campeonato".

    uiii!!! de longe ahahahaha. Aqui no AXA por acaso viu-se quem foi melhor....

    e essa historia de não falar dos arbitros é mt bonita mas não cola...ainda hoje no nosso jogo(Braga) contra o belenenses, a expulsão do moises é ridicula....mas nem isso nos impediu de somar mais 3 pontos....

    Sem corrupção o Braga é Campeão!!!!!

    ResponderEliminar