terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Que saudades!

É Domingo! Passei a tarde toda a consultar o teletexto da RTP para ver os resultados e marcadores do nosso campeonato. Sinto o friozinho na barriga cada vez que actualizo a secção “Resultados e Marcadores”. Será que a minha equipa já marcou?

À noite preparo os livros para amanhã começar mais uma semana de aulas após um fim-de-semana recheado de futebol e golos! Toda aquela expectativa e emoção da tarde era esbatida por um sentimento de revolta por ter que ir aturar uns professores que (achava eu) nada de útil diziam. No entanto, algo de positivo restava para o resto da noite: o Domingo Desportivo. Sim, era aquela a minha única oportunidade de ver os golos da jornada, os peritos a analisar as diversas equipas e, se tivesse sorte, ainda tinha a possibilidade de ver um ou dois resumos de jogos de ligas estrangeiras. Espectacular!! A minha consciência bem me dizia que devia dormir para começar bem a semana mas não dava…aquilo para mim é que era começar bem a semana: a ver futebol! O que tinha ouvido na rádio e o que tinha imaginado durante a tarde estava agora ali à vista! Era impossível perder um programa.

Vem este meu regresso ao passado na sequência de um contraste que sinto: se por um lado acho que o futebol está demasiadamente banalizado, por outro, considero que há um vazio tremendo a nível televisivo no que ao futebol diz respeito. Confuso? Passo a explicar:

1. Actualmente o acesso à informação é algo banal. Não há altura em que não vá à internet saber as últimas do desporto, saber quanto está um jogo que está a ocorrer num outro país qualquer e posso inclusivamente assistir pela net aos jogos que bem entender dos quatro cantos do mundo. É fácil, simples, económico e viciante. Afinal de contas basta carregar em F5 para actualizar (bem mais simples do que andar com comandos da TV para trás e para a frente!). Mas será que com tanta informação à disposição acabamos por retirar o prazer de ver futebol que tínhamos antigamente?! Eu acho que não. A velha máxima de que “só se dá valor quando não se tem” aplica-se que nem uma luva neste caso.

2. No entanto, toda esta facilidade de acesso, acaba por não se reflectir nos programas televisivos dedicados ao futebol. Pelo menos eu, não consigo identificar nenhum que me faça sentir esse gosto pelo futebol jogado como o Domingo Desportivo me proporcionava. Basta enumerar alguns dos que existem actualmente para percebermos o estado de discussão do futebol nacional – “Trio de Ataque”, “Dia Seguinte” e “Prolongamento”. Ofensas e insultos de homens que se apresentam como bem formados? Não, obrigado! O único que me faria parar para ver é o “Pontapé de Saída” onde, de facto, se discute futebol a sério com dois comentadores que considero imunes a pressões. Mas imaginem só: é, de todos os programas que enumerei o de mais curta duração!! Isto de ter que falar de futebol jogado é cá uma chatice…

Enfim, e estamos assim! Mergulhados numa situação que não me parece ter retorno onde o futebol é cada vez mais uma indústria dominada por interesses televisivos e que se alimenta de constantes polémicas.

E que saudades eu tenho daqueles domingos!

3 comentários:

  1. Concordo... Por acaso faz falta DISCUTIR FUTEBOL... O resto... Bem, é que nem no café da esquina se portam tão mal como certos artistas que vão para lá defender os seus clubes. Credo!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. por acaso tenho apenas 18 anos mas revi-me nas tuas palavras pois há uns anos atrás tb não havia tanta facilidade de acessos a resultados...
    Continua c o teu blog

    ResponderEliminar
  3. Eish, fizeste-me relembrar grandes Domingos...

    E só o facto de irem mostrar os golos das equipas e antes aparecer o emblema de cada clube com o resultado e os marcadores, era lindo.

    ResponderEliminar