quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mundial 2010: Apreciações


Após uma primeira ronda do mundial recheada de calculismo e cautelas de grande parte das equipas, acabo de ver a Argentina trucidar uma Coreia do Sul impotente com um sorriso nos lábios. Jogadas de ataque bem desenhadas, um futebol ofensivo intenso e uma liberdade criativa dos talentos naturais que são Messi, Tévez, Higuain e Di Maria do plantel argentino são uma quebra da monotonia e da rigidez táctica que tem estado presente nestes primeiros jogos da mais importante competição de futebol do mundo. Depois disto, só posso ver a Argentina de Maradona como uma lufada de ar fresco e um pequeno reviver de velhos tempos de quando o futebol não era tão científico e era em muito guiado pela fé e moral transmitida por líderes de personalidades "loucas" e carismáticas.

Já sobre Portugal, apenas uma palavra: confirmação. Confirmação de que há muito que não há uma personalidade no estilo de jogo da selecção portuguesa, de que não há planos alternativos a utilizar em pleno jogo (Liedson jogou o jogo todo sozinho na frente completamente anulado e nada se fez), de que não há confiança no treinador, e mais preocupante ainda de que o "líder" Queiroz continua com um discurso de vítima perante um jogo considerado mau por parte de todos que o viram.

Por outro lado, pudemos verificar que a máquina alemã continua bem calibrada e sólida mostrando-se como um dos favoritos a conquistar o troféu, mas iremos ter oportunidade de comprovar esse facto agora perante um adversário de nível mais ameaçador que é a equipa Sérvia e que se encontra bem apetrechada em termos de jogadores.

Uma desilusão já esperada por muitos: a França. Com um plantel recheado de potencialidades pelos menos a meu ver, foi certamente doloroso para os adeptos franceses testemunhar a falta de atitude e organização da equipa cujos jogadores tem mostrado rendimentos incrivelmente abaixo daquilo que fazem nos clubes, tendo Domenech muitas culpas no cartório.

No Mundial ainda só vamos no início, muitas surpresas virão ainda, só nos resta continuar a acompanhar um dos eventos mais bonitos do mundo (agora muito mais bonito com o som das vuvuzelas filtrado pelos diversos canais televisivos).

Sem comentários:

Enviar um comentário