sábado, 26 de junho de 2010

Mundial 2010: um palco onde se testam os melhores


O melhor profissional no mundo em qualquer profissão tem que ser alguém que domine o seu ofício como ninguém. Alguém que perante circunstâncias adversas e em novas situações consiga adaptar e despontar o seu incomparável talento diferenciando-se dos demais, mesmo sob as condições mais intensas de pressão.

Um campeonato do mundo é um cenário perfeito para testar os candidatos a melhor jogador do mundo. Independentemente de na África do Sul ser Inverno, se jogue ou não em condições de altitude exageradas, se a nova bola Jabulani é melhor ou pior, se é insuportável o irritante som das vuvuzelas, o melhor jogador do mundo terá que lutar contra todas estas adversidades e mesmo assim destacar-se e empurrar a sua equipa para as vitórias.

No entanto, a adaptação mais importante e determinante que um jogador de futebol terá que fazer é a sua adaptação a uma nova equipa, a um novo grupo de trabalho, a um novo treinador e a uma nova ideologia táctica. A enorme disparidade de rendimento do Cristiano Ronaldo ao serviço de um clube e de uma selecção é por demais evidente que há qualquer coisa que falha em Ronaldo para ser considerado definitivamente como o melhor jogador do mundo. Já Messi, consegue de alguma forma atenuar muitas vezes esta disparidade, sendo no entanto muitas vezes criticado por não ser tão influente na selecção Argentina.

Não será difícil de concluir da minha parte que o verdadeiro candidato a melhor do Mundo desta vez será Maicon. Num ano em que um jogador ganha tudo que havia para ganhar a nível de clubes, e mesmo assim consegue para já manter os seus índices de rendimento ao serviço de uma selecção que se afigura como um dos principais condidatos ao título mundial é obra. Para além disso, o prémio a Maicon seria um verdadeiro reconhecimento da importância cada vez mais preponderante que a posição de lateral tem assumido no futebol moderno.

Por fim, afastando-me um bocadinho do tema, gostaria de destacar o verdadeiro fiasco que está a ser a iniciativa da FIFA em atribuir o poder de decisão sobre o melhor jogador em campo aos visitantes do seu site. Algumas escolhas absurdas que temos visto para MVP claramente são uma prova que o excesso de democratização permitido pela Internet pode levar a decisões irracionais e sem sentido.

1 comentário:

  1. Melhor 11 do Mundial até agora:

    GR-Eduardo
    Dd-Maicon
    De-Lahm
    Dc-R. Carvalho
    Dc-Puyol
    Mdf-Mascherano
    Mc-R. Meireles
    Mof-Sneijder
    Mof-Honda
    Av-Messi
    Av-Villa

    Suplentes: Handanovic, Heinze, Coentrão, Ozil, Gerrard, Asamoah Gyan e Forlan

    ResponderEliminar