terça-feira, 29 de junho de 2010

Espero que não muito a quente...


Desculpem-me os leitores começar da maneira que vou fazer. Mas tem de ser assim, não ficava bem comigo se não o fizesse, ficava com alguma coisa entalada cá dentro. Por isso , vou escrever uma parte deste post sem cuidado, dizendo tudo o que me vai na alma depois do que vi acontecer hoje na África do Sul durante e após a eliminação de Portugal frente à Espanha.

É verdade que me fazia fastio ver a grande maior parte dos portugueses criticar Cristiano Ronaldo e idolatrar Messi. Nenhum é inferior ao outro na globalidade, têm é particularidades diferentes. Nunca "mandei vir" com Ronaldo, sempre o defendi mesmo nas exibições menos conseguidas. Mas há limites... Ronaldo hoje ultrapassou em larga escala os limites da arrogância (não deve ter aprendido o hino nacional na escola), ultrapassou os limites do individualismo e perdeu a noção da responsabilidade que é ter uma braçadeira de capitão e ser o simbolo de um país. Dentro de campo Ronaldo não jogou nada, nem deixou os companheiros jogar muitas das vezes. Quis marcar todos os livres, mesmo não conseguindo colocar uma bola na área ou na baliza (excepto uma acho eu) e tem a distinta lata de resolver adornar jogar quando Portugal estava a perder e precisa de futebol prático para rapidamente chegar ao golo. Achando isto pouco, ao saír do estádio sacode toda a água do capote e atira as culpas para o seleccionador. Muito digno daquela que é a nossa maior estrela... Como se não bastasse perder, tanto ele como Deco resolver ainda aumentar o "circo". Pronto, estou melhor depois destes desabafos...

Posto estas palavras duras, é altura de acalmar. Falando do jogo, tiro o chapeu à maneira como Queiroz monta a equipa na primeira parte. Sólida a defender, recupera do um início a toda a velocidade da Espanha e bate-se de igual. A segunda parte começa igual, faltou só a estrelinha (ou quem sabe Nossa Senhora do Caravaggio). Queiroz tira Hugo Almeida, opção bastante discutivel a meu ver, pois o "Panzer" estava a fazer um belo jogo. Sofre o golo logo a seguir, fora de jogo que nenhuma repetição quis mostrar (mas as teorias da conspiração sobre ser vantajoso para a FIFA a Espanha seguir em frente ficam para depois) e começa o descalabro. Faltou a estaleca, o descernimento, o sangue frio e um Ronaldo (sim, nós precisamos dele) em condições para virar o resultado.

É tudo o que me apraz dizer neste momento, ainda estou a digerir a derrota. Mas fiquei com uma ideia, que sei que vai ser polémica, mas que quero partilhar com os leitores. Queirós com um pulso firme e com jogadores com cabeça e que sintam a camisola (grande Eduardo, Coentrão, Bruno Alves...) tem todas as condições para continuar. É preciso que nós e os jogadores o ajudem. Todos temos a ganhar...

PS: Por mim Ronaldo volta à Selecção. Mas so depois de pedir desculpa. Vai-lhe fazer bem descer o ego à terra... Faz-nos falta o Ronaldo da foto, o Ronaldo que sentia que podia ser o melhor do mundo na NOSSA SELECÇÃO...

2 comentários:

  1. Que Ronaldo é dos melhores jogadores do mundo, acho que todos concordam. Agora que lhe falta ter muita humildade, muita atitude, carácter e crescer um bocadinho, também acho que seja verdade.
    Chegou ao ponto de numa conferência de imprensa dizer que se não fosse hoje ou amanhã, os golos iam aparecer nem que fosse dali a 2 anos (foi mais ou menos isto). É lamentável para um jogador como ele que devia fazer mais pela Selecção e por todos os adeptos, portugueses e não só, que o idolatram.
    Eles jogaram em África do Sul como de fosse em Portugal, tal era o apoio que tinham, e nem por isso deram mais um pouco, aquele pouco que poderia ter feito a diferença.
    Um campeonato que começa mal (com o "caso" Nany), terminou mal com outros tantos. Enfim, como o povo costuma dizer "para o ano há mais!" (neste caso é só daqui a 4 anos). Até lá muitas cabeças vão rolar...

    ResponderEliminar
  2. Carlos Estevao30 junho, 2010 18:16

    acho que tens razão mas acho que o queiros tambem tem culpas no cartorio. quando sofremos o golo do villa o seleccionador tem de ter coragem para apostar e arriscar naquele momento perder por 1 ou por 3 dava o mesmo resultado. por isso acho que lhe faltou muita coragem para procurar o golo do empate! e quando teve uma tentativa(que ja e chamar-lhe muito) tira um medio defensivo para por outro e tira um homem de area e tira o que lhe poderia pro bolas na area. a unica coisa boa que se pode tirar deste mundial e que temos uma das melhores defesas do mundo e dar os parabens pelo excelente mundial do eduardo e do coentrao.

    ResponderEliminar