quinta-feira, 1 de julho de 2010

Porque às vezes também falha…

O futebol nacional tem vivido dias turbulentos para os quais em muito contribuíram os próprios envolvidos no Mundial da África do Sul. Este assunto já foi mais que discutido e aproveito para fazer um parênteses para dizer que concordo em absoluto com o que o meu amigo Afonso escreveu no último post. É inadmissível um capitão ter aquela atitude durante e após o jogo. Se quer ser mediático para umas coisas tem que saber dar a cara em momentos menos bons. E agora já o estou a dizer a frio…

Não fosse todo este acontecimento suficientemente marcante e mediático, assistimos recentemente a uma (triste) intervenção do melhor treinador do Mundo. Muitas vezes elogiado pelos diversos membros do FutebolStorming, considero que desta vez Mourinho agiu de forma precipitada e, acima de tudo, infundada. Passo a explicar.

Não sei se todos assistiram à conferência de imprensa de Simão Sabrosa que despoletou a intervenção de Mourinho. Todavia, como tive a oportunidade de a acompanhar por inteiro, posso falar de forma fundamentada (ao contrário do que Mourinho fez!). No habitual processo de pergunta e resposta entre jornalistas e jogador, houve um jornalista que questionou Simão, fazendo o próprio jornalista uma analogia entre a forma defensiva de Portugal e o Inter e entre o estilo de jogo ofensivo de jogo espanhol e do Barcelona. Partindo desta base, “será que se pode repetir o jogo Barcelona-Inter?” Foi este o contexto no qual o tema surgiu, ao qual foi respondido por Simão de forma politicamente correcta, sem ofender nenhuma das partes.

Todos sabemos o estilo protector que Mourinho adopta para com os seus jogadores e entendo que o propósito do seu comunicado tenha sido essencialmente proteger Ronaldo. Gosta de retirar pressão dos seus jogadores mais mediáticos e, eventualmente, isso até foi conseguido com esta sua afirmação. Precisamente por pensar que esse foi o principal objectivo das suas palavras e por surgir no rescaldo da eliminação da Selecção Nacional, considero que foi totalmente inapropriado e fora do contexto a alfinetada dada a Simão.

A menos que considere o Atlético de Madrid e Simão seus rivais directos no campeonato e esteja desde já a fazer os seus jogos psicológicos, Mourinho teve aqui uma das raras vezes em que, a meu ver, fazia melhor estar calado. Não se trata de não ter razão (porque em abono de verdade tem) mas comparar Simão com Etoo e indiciar que o jogador nacional tinha invocado o célebre Barcelona/Inter como paralelismo ao jogo Espanha/Portugal foi, no mínimo, imprudente e desnecessário.

Se tinha dito que não comentava o Mundial e apenas iria abrir excepções para falar dos seus jogadores deveria ter mantido a sua palavra. De qualquer forma, este episódio serviu para comprovar que às vezes até o melhor treinador do Mundo falha e isso afinal de contas é motivador para qualquer um…

1 comentário:

  1. Buenas, estoy totalmente de acuerdo con lo que dices.
    Mourinho debió no decir nada, ya que lo que dijo Simao no era nada malo.
    Y Mourinho criticó a Simao sin razón...puede ser que sea por que Simao es jugador del Atlético de Madrid. Saludos!
    www.atleti1903.blogspot.com

    ResponderEliminar