terça-feira, 6 de julho de 2010

Ainda Portugal no Mundial...



Penso que não existe português que não esteja triste por Portugal ter sido eliminado no Mundial FIFA 2010, e penso também que poucos são aqueles que não estejam desiludidos pela prestação que a Selecção Portuguesa fez neste Mundial, e existe ainda uma minoria que já estava preparada para este resultado, apesar de haver sempre uma gotinha de esperança entre o nevoeiro.

Desde que se soube os 23 (ou 24) convocados muitos eram os que diziam que a Selecção nem dos grupos passava, e depois do primeiro jogo de preparação, com a Pequena Selecção de Cabo Verde, os que ainda acreditavam que estes jogadores iriam honrar a camisola, depressa pensaram o contrário. Mas sejamos verdadeiros, um típico português pensa sempre assim, e verdade seja, que quando a Selecção derrotou os Camarões passou do “8 ao 80”, e “A partir de agora é que vai ser…”

Mas existem aqueles que já estariam preparados para o que a Selecção estaria disposta a fazer na África do Sul. Ora vejamos então: dos 23 convocados finais estavam 3 guarda-redes, 9 defesas, 5 médios defensivos, um organizador, 3 alas, e 2 avançados. Digam se com esta escolha de jogadores haveria Selecção para atacar o Campeonato do Mundo! Atacar não, mas defender teríamos, tanto que o Professor Carlos Queirós tanto se orgulhava de ser a defesa menos batida, e repetia “…o melhor de Portugal ainda está para vir…”, e com isto resultou que o melhor marcador foi um médio, o melhor jogador um defesa, e o que queria mais jogar foi o guarda-redes, que se houvesse 10 iguais a ele, sem dúvida que ainda havia vuvuzelas a torcer por Portugal.

E para quê saber defender se não se sabe atacar?! Porque a verdade é que Portugal atacou com a modéstia Coreia do Norte, que, sem faltar ao respeito, apenas perdeu 3-1 com o Brasil, e 3-0 com a Costa do Marfim, mas sem dúvida que não tinham mais que obrigação em ganhar. O ex-melhor jogador do mundo, nada fez para merecer esse título. Não sei se lhe foi pedido, ou autoproclamou-se, mas não precisávamos de ter um jogador que carregasse a Selecção às costas, um mártir, não havia qualquer necessidade. Não existiu equipa, desde o inicio estava previsto este desfecho: “I Gotta a Feeling”, promessas, lesões, contradições, desrespeito, falta de humildade, e muito mais, foi o que restou aos ditos “Navegadores”, que meteram tanta água na sua Caravela, como Ketchup.

O Futebol Português não está habituado apenas em defender, até porque a defesa portuguesa sempre foi considerada das melhores do Mundo. Há muito que estamos habituados a jogar um futebol bonito, fazer grandes jogos sem medos nem receios, ganhámos a equipas de topo como a Inglaterra, Holanda, Alemanha, Espanha, Brasil, entre outras, e foi assim que conseguimos o respeito de todas. Assim não consigo perceber o que havia de tão mal para que fosse necessário ter um projecto para alterar esta Selecção?!

Apenas me resta acreditar que a Grande Selecção Portuguesa irá retornar aos melhores mares, apanhar as melhores correntes, contornar os piores cabos, e atingir novamente os melhores destinos. Porque eu sou Português, e como tal acredito.

Força Portugal


Agradecemos ao Tiago a sua colaboração no nosso blog. Aproveitamos para lançar o repto outra vez e convidar todos os nossos leitores a participar.

Sem comentários:

Enviar um comentário