domingo, 28 de novembro de 2010

O que se joga aqui?

Gosto de ver um jogo de futebol bem jogado, com muitos golos e levado aos limites. Mas nos jogos em que não entram nem a equipa da qual sou aficionado nem a minha selecção nacional não consigo vibrar verdadeiramente por nenhuma das equipas, nem fico com aquele nervosismo antes dos jogos. Pois bem, esta situação alterou-se. E é com grande ansiedade que aguardo pelo pontapé de saída para o jogo que segunda-feira se vai realizar em Camp Nou entre Barcelona e Real Madrid.

Antes de mais, será para ver como José Mourinho irá passar mais este teste. Mourinho já ganhou tudo o que havia para ganhar nos clubes por onde passou, logo não tem nada para provar. Mas este jogo é diferente. É um desafio único. É a prova de fogo num clube já apelidado de cemitério de treinadores. É o jogo contra o "sempre-todo-poderoso" Barcelona. É o jogo contra o carrossel e o futebol bonito de Guardiola. É o jogo para a competição "melhor equipa do mundo".

É o confronto entre os alternadamente melhores jogadores do mundo Ronaldo e Messi. É o confronto entre os "touros de arena" Ronaldo e Busquets e Piqué (e perdoem-me o fanatismo, que, se for como o Portugal-Espanha, podem vir os dois e ao mesmo tempo que o resultado será sempre o mesmo). É o confronto para melhor guarda-redes espanhol.

É o confronto da região da Catalunha e da sua equipa (e do seu lá nascido treinador) contra o multi-nacionalismo madrilenho e a sua junção de culturas e virtudes futebolísticas. É o confronto para a venda de camisolas às gerações futuras.

É o futebol em tudo o que tem de melhor...

1 comentário:

  1. apesar de o real madrid ter neste momento um contingente portugues, espero que o barcelona ganhe.
    É provavelmente a equipa que melhor futebol pratica em todo o mundo e fa-lo quase so com jogadores formados no clube (penso que so 3 dos titulares nao o serao).

    ah.. e o melhor gr espanhol nao é o roberto? :D


    ps - apesar de, segundo os adeptos de equipas lisboetas, o nosso campeonato resolvido, acho que um jogo como o sporting-porto merecia um post da vossa parte. É por pensarmos que os de la de fora é que sao bons que nunca iremos atingir o patamar deles.

    ResponderEliminar