terça-feira, 2 de novembro de 2010

A fragilidade de um clube


Um dos aspectos que me chama mais a atenção no futebol consiste na fragilidade que um clube de futebol apresenta. Enquanto que numa época podemos assistir a um enorme rendimento desportivo de um clube, já na época seguinte rapidamente essa equipa já estará a desiludir e a lutar por não descer.

O futebol nunca foi tão volátil neste aspecto e bastam pequenos pormenores para todo o figurino de uma instituição dar uma volta incrível. A saída de um jogador importante, a mudança de um treinador, a entrada de um novo presidente são todos factores que por si só podem mudar de forma incrível a situação de uma instituição futebolística Mas o que penso que determina realmente o futuro de um clube é certamente a sua saúde financeira.

Todos os dias ouvimos falar dos enormes passivos que os clubes de futebol da nossa liga vão acumulando. São dívidas de tal ordem que a sua gestão passa a ser a preocupação central de um clube em detrimento do seu rendimento desportivo. E à medida que a dívida se acumula vai-se criando uma situação de tal forma explosiva que toda a sobrevivência de um clube por mais histórico que seja vai sendo posto cada vez mais em causa.

Como exemplo paradigmático temos o caso do Sporting. Um clube de enorme história em Portugal, ainda considerado como um dos três grandes clubes portugueses mas bastante distante do potencial do FC Porto e do Benfica. E isto porquê? Simplesmente porque as políticas do clube leonino vivem obcecadas com a gestão do passivo astronómico que detém. Todos os movimentos em termos de contratações e investimentos são seguidos bem de perto e completamente controlados pelos seuss credores. E vendo um Sporting assim de mãos tão atadas, penso que mais cedo ou mais tarde a situação estalará.

E sendo assim num clube de dimensão como o Sporting, será fácil imaginar as consequências de uma derrapagem financeira nos frágeis clubes de média e pequena dimensão. Tendo em conta que os nossos estádios andam cada vez mais vazios, que os sócios pagam cada vez menos as suas quotas, que futuro terão os nossos clubes? Que futuro terá a qualidade do nosso campeonato?

Sem comentários:

Enviar um comentário