quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tens o que é preciso?


Depois de analisar com atenção os últimos jogos do Braga e o seu percurso esta época, venho aqui levantar uma questão: o que precisa um clube de ter para ser considerado um grande? O que precisa um clube para não ser uma daquelas "pessoas" a quem todos atribuem capacidades mas que nunca se consegue suplantar?

Comecemos pelo início e mais importante: para ser "grande" um clube precisa de bons resultadose mais do que isso, precisa de os manter durante um período de tempo considerável. Pois, caso contrário, arrisca-se a nunca ter esse estatuto de grande, com o exemplo que mais salta a vista a ser o Boavista que mesmo ganhando um campeonato e tendo ido às meias finais da Taça UEFA nunca atingiu o estatuto de um "grande".É também inegável que um grande tem também de ter história, que advém também de resultados passados. Mas como nem só de história se faz um "grande" o Belenenses cai também fora desta categoria.

Ponto seguinte, clube "grande" tem de ter capacidade de manter e mobilizar uma grande massa associativa, tem de provocar paixão nos seus adeptos quer nos bons, quer nos maus momentos. O Guimarães é disto um bom exemplo, sendo no entanto o único dos requisitos para ser "grande" que possui.

O protótipo de clube "grande" tem também de provocar ao jogador de futebol vontade de vestir a sua camisola, curiosidade em sentir o que é estar do lado de lá da barricada. Creio que isto o Braga já conseguiu, como está patente nas suas contratações desta época. Posto isto, fica claro que Benfica, Sporting e Porto são clubes inegavelmente "grandes".

Fica também claro que um clube com feitos recentes como o Boavista, com a história do Belenenses, a paixão do Vitória de Guimarães e o plantel do Braga seria "grande" e lutaria taco-a-taco com os 3 clubes referidos.
Mas a pergunta pertinente para actualidade futebolística é: terá o Braga condições para atingir estes requisitos? Será o Braga considerado um clube grande dentro de 5 anos? No meu entender tudo leva a crer que sim, analisando o rumo que o clube e os seus resultados levam. E acho também que o futebol português precisa de um Braga grande..
.

7 comentários:

  1. "E acho também que o futebol português precisa de um Braga grande"...

    Como ser grande num pais que corta as pernas a quem quer crescer?

    Como ser grande num pais onde o vandinho por uma tentativa, repito tentativa de agressão apanha 3meses de castigo e o javi garcia dá porrada em quem lhe apatece e supostamente vai apanhar 2 jogos??? E o luisão que pontapeia um adversario no chão e nada acontece???

    Já o ano passado fomos impedidos de chegar mais longe na liga devido aqueles dois roubos consecutivos contra o slb e fc porto....TODA A GENTE VIU O QUE SE PASSOU...

    e este ano já que, NÃO NOS CONSEGUEM VENCER DENTRO DAS 4LINHAS, fazem de tudo para nos derrubar fora do campo e pelos vistos já conseguiram....

    e digo mais se o futebol portugues fosse jogado dentro das 4 linhas esta epoca eramos campeões!!!

    e foi preciso anteciparem um jogo(o desespero já era grande) para passarem po 1ºlugar....enfim, nesta liga vale tudo!!!!

    Força Braga antes perder em campo que vencer na secretaria....

    ResponderEliminar
  2. Sou um adepto da ala mais radical do Vitória, daí já mais querer ver o braga a campeão, mas como adepto de futebol que também o sou estou cansado de ver esta pouca vergonha que só três clubes é que têm direito de lutar para campeões, esta mais do que na hora de os deixar a jogar entre os três porque nós só servimos para fazer calendário.

    ResponderEliminar
  3. Temos todos que constatar, mesmo os benfiquistas, que não é correcto o que se está a passar com o Braga! Como podem suspender dois jogadores tão importantes nesta altura do campeonato?! Será que o Vandinho e o Mossoró se "desentenderam" com as paredes do tunel? E a outra parte? Ninguem come e cala..

    E outras muitas nuances deste incidente, demais discutidas, que nem vou estar aqui a lembrar...

    Não está aqui em questão "o que é preciso" para ser um Grande, "é preciso" sim deixa-los jogar!

    ResponderEliminar
  4. Como é que se pode suspender? Cumprindo as regras que clubes como o BRAGA votaram a favor.

    Querem ser grandes? Têm que meter mais de 20 mil pessoas por jogo no estádio, têm que ter receitas suficientes para pagarem os seus custos, têm que ser donos dos seus complexos desportivos, etc...

    Toda a gente viu as imagens (só os burros com palas é que não) do Cardozo a ser agredido e do Vandinho a tentar agredir o Raul José.

    Agora venham com histórias... façam-se de coitadinhos que na verdade só estão a ter o que merecem. Lambam as botas aos corruptos... que vos vai acontecer o mesmo que aconteceu ao Leça, ao Salgueiros e ao Boavista!

    ResponderEliminar
  5. Meu caro, penso que não é por imagens de pequenos instantes que se formula uma posição. Não estou a querer por-me de um lado ou de outro, apenas dou o benefício da dúvida à única parte penalizada, porque de facto um desentendimento com estas proporções nunca vem só de uma parte.

    Tenho a minha cor clubistica mas ainda não me deixo cegar por ela! E não sou Bracarense!!

    ResponderEliminar
  6. O que falta ao Braga para ser grande?
    Uma coisa essencial uma massa associativa, uma massa associativa que mova montanhas que percorra o pais para o ver, uma massa associativa que apesar de uma crise que afecta o concelho estão sempre presentes nunca falham, ou seja uma massa associativa com a do Vitória. A grandeza de um clube não se mede apenas pelo plantel e pelos resultados mas sim pela forma como move um pais....
    "Temos orgulho em dizer: somos Vitória até morrer"

    ResponderEliminar
  7. Acho que este último comentário reflecte muito bem a parte dos adeptos que fazem falta a um clube para ser grande...

    ResponderEliminar