quinta-feira, 24 de junho de 2010

Acham que sabem jogar?

23 jogadores, de Nacionalidade francesa, candidataram-se recentemente a um concurso realizado na África do Sul denominado “Acham que sabem jogar?”

O concurso era organizado por uma entidade que pouco percebe de futebol, mas muito de negócios, mais preocupada em ganhar milhões do que garantir espectáculo; mais preocupada com os patrocinadores do que com a segurança de adeptos, jornalistas e até os participantes no concurso.

Juntamente com este grupo, participam no concurso outros grupos de 23 candidatos, sendo que todos têm que ser da mesma nacionalidade – regra básica do concurso.
Supostamente todos os grupos têm um líder, acontece que os franceses não o tinham. Aquando da realização de cada prova, que dura 90m, nunca mostraram ser uma equipa, apresentando uma dose intratável de individualismo e falta de crença e ambição.

No primeiro teste pensava-se que eram os nervos iniciais mas o segundo e o terceiro testes revelaram-se ainda piores. Pelo meio, os concorrentes recusaram-se a treinar e no último dia, (dia da última prova) alguns recusaram-se inclusive a participar.
Como devem perceber, não passaram a primeira fase do concurso, regressaram ao seu país onde foram crucificados pela imprensa tendo inclusive o Presidente solicitado uma reunião com o capitão do grupo de concorrentes.

Auto intitularam-se de favoritos, apuraram-se com irregularidades, com uma mão escandalosa do seu capitão, mas quando chegou a hora de puxar dos galões, mostraram ser um grupo fraco, ao nível dos piores, sem um líder e com participantes que não souberam honrar nem o país que representavam nem a sua própria imagem e orgulho.
Face ao ridículo em que caíram, resta-lhes continuar a tentar para o próximo “Acham que sabem jogar?” a realizar em 2014.

1 comentário: