terça-feira, 22 de junho de 2010

Apreciações e expectativas: versão 2010/2011

Em tempo de Mundial todos nós temos descurado um pouco os clubes nacionais e, curiosamente, essa “ocupação” de todos tem-se reflectido no menor número de nomes lançados pela comunicação social como reforço dos diversos clubes. Até para desanuviar um pouco deste ambiente tenso que o Mundial origina, vou tecer algumas considerações sobre o que esta pré-pré-época nos tem revelado.

Comecemos pelo Benfica. Se o clube foi capaz de quebrar a malapata e o jejum dos últimos anos no que diz respeito à conquista do título de campeão nacional, não me parece estar a ser capaz de contrariar a tendência de insatisfação de alguns jogadores quando a época acaba. Cardozo e Luisão são exemplos notórios. Ainda que a perda de Di Maria se venha a verificar considero que o clube se precaveu de forma antecipada e adequada, revelando perspicácia que não lhe era reconhecida anteriormente. Parte, a meu ver, como candidato número 1 uma vez que mantém treinador, estrutura táctica e certamente grande parte da espinha dorsal da equipa.

O vice-campeão nacional Braga tem prosseguido nesta pré-pré-época com uma estratégia já mantida nos últimos anos – contratar jovens jogadores com grande potencial a um preço acessível (casos de Collado e Echiejile), conjugando com a aquisição de jogadores já adaptados ao campeonato nacional que tenham demonstrado ao serviço de outros clubes capacidades mais que notórias (casos de Salino, Keita e mesmo Lima). A manutenção de Domingos e a aquisição de Quim constituem-se como dois grandes trunfos. Todavia, para bem do futebol nacional, espero que às saídas de Evaldo, Eduardo, H.Viana e Luis Aguiar não se venham a juntar outros como Alan. Espera-se um Braga competitivo e para isso não pode desfazer-se dos seus melhores jogadores.

O FCPorto teve uma época à qual já não estava habituada e, como é habitual, o treinador foi o mais responsabilizado. Considero a aposta em AVB simultaneamente arriscada mas algo que era necessária já que parece querer fazer uma ruptura no futebol por vezes demasiado calculista do antigo treinador. Parece querer estar a impor as suas ideias e isso já se tem vindo a reflectir em pequenos detalhes como as chamadas de Ukra, Castro e André Pinto, bem como na contratação de Souza, um trinco que segundo descrições que chegam, não se limita ao processo defensivo da equipa. Auguro bom futebol, ideias novas e talvez alguns erros por parte de AVB no seu processo natural de crescimento. A ver vamos se essas falhas não poderão ser comprometedoras.

Também o Sporting viveu alterações na sua equipa técnica. Paulo Sérgio dá sinais de ser capaz de marcar uma ruptura no tipo de treinadores que têm passado pelo clube, conjugando o melhor dos dois últimos. Alia um discurso directo, frontal e é disciplinador (características de Paulo Bento) a conhecimentos tácticos reconhecidos nos clubes por onde tem passado (Carlos Carvalhal). Tudo parece estar bem delineado na cabeça do novo treinador e a recente entrevista é sinal disso mesmo. A contratação de Maniche permitirá transmitir a experiência que o clube bem necessita e sobretudo numa zona do terreno onde a juventude predomina. O estigma de ser um clube há muito no “quase” tem que sair da cabeça dos jogadores e essa é a principal alavanca que o clube necessita para estabilizar nas conquistas.

E o leitor, que palpites tem?

2 comentários:

  1. O benfica pode-se reforçar e colmatar as eventuais saidas, mas há uma pessoa que vai ser impossivel substituir, RICARDO COSTA, melhor "jogador" do benfica de 2009/10.....

    Quanto ao Braga compra a custo 0 para passados 2anos os vender por 2.5/3M ao Sporting...e se for preciso ainda vende alguns ao benfica ou porto lool

    Quanto ao sporting epah eles este ano tem equipa pa chegar a final da taça da liga e pouco mais....

    Força Braga rumo a champions!!!!

    ResponderEliminar
  2. Carlos Estevao23 junho, 2010 18:52

    Apenas vou falar sobre o porto porque e o unico que me interessa. Concordo contigo que a aposta no Villas pode ser arriscada mas acho que também era necessaria para abalar um bocado o futebol nomeadamente o do porto, que apesar de tudo nestes ultimos anos andava um pouco fraco e com poucas ideias. Penso que ele começa muito a apostar nos grandes jovens jogadores que o porto constantemente vinha emprestando ano apos ano nao lhes dando a aportunidade necessaria para se afirmarem, como foi o cado do helder barbosa que penso que se tivesse continuado mais tempo no porto e fosse protegido como faz por exemplo o united com os seus jovens podia hoje ser um dos melhores extremos do futebol portugues. Pelo menos ja se ve a luz ao fundo do tunel, apostando-se nos jovens portugueses em vez de ir buscar argentinos quase ao quilo!

    cumps
    carlos Estevao

    ResponderEliminar