segunda-feira, 21 de junho de 2010

O esperado ou uma desilusão?


A segunda jornada do Mundial está quase no fim e gostaria aqui de fazer com os nossos leitores um balanço do que foi o Mundial até agora. Tanto nos aspectos desportivos como nos aspectos extra-desportivos, que cada vez mais são inerentes a competições desta envergadura.

Olhando para os resultados, salta a vista a falta de uma selecção dominadora que tenha jogado e convencido. Itália, Espanha falharam redondamente nos primeiros jogos. A Alemanha convenceu no primeiro, desiludiu no segundo. As selecções sul-americanas (Brasil, Argentina e Uruguai) e a Holanda vão ganhando sem serem brilhantes, sendo o Uruguai talvez a meia-surpresa da prova. Portugal joga hoje uma cartada decisiva. As outras selecções vão fazendo pela vida. Até agora tem sido um Mundial abaixo das minhas expectativas, mas acho que com a 3ª jornada e as eliminatórias isto vai mudar e a qualidade vai aumentar.

Por falar em qualidade, tinha de falar na qualidade que os guarda-redes africanos têm apresentado neste mundial. Dantes, faziam apenas valer-se pelo seu tamanho mais do que pela técnica. Agora, o guarda-redes africano faz-se valer da sua genética que lhe permite ser maior que os outros e de uma técnica cada vez mais trabalhada para se afirmar um valor seguro a defender a sua baliza. O expoente disto tem sido Vicent Enyeama, guardião da Nigéria, que tem rubricado excelentes exibições.

Fora de campo, não posso deixar passar em branco a selecção francesa. Esquecendo a forma como foram qualificados para este Mundial, resolveram ainda "ajudar mais à festa" tornando-se a chacota do mundial com actos de indisciplina, expulsões, acusações e demissões. Que bem que estaria a Irlanda nesta competição por vez dos gauleses...

Gostaria também de fazer um reparo a Deco. Um jogador com aquela experiência sabe que numa competição desta não pode ter aqueles desabafos para a imprensa. A moral da selecção e dos adeptos anda na corda bamba, não são precisas mais achas para a fogueira...

1 comentário:

  1. Até agora a Argentina merece nota de destaque...teve uma qualificação muito tremida mas fez uma primeira fase de mundial sem espinhas(9pts). E quem tem no ataque jogadores como Higuain, Teves, Diego Milito, Aguero e Messi(e ainda queriam lá o saviola lol)....Só pode aspirar a ser campeão do Mundo!!!

    ResponderEliminar