sábado, 12 de junho de 2010

Tuga de bancada

Aviso desde já que me vou armar em seleccionador nacional por breves instantes. Vou vestir o fato de treinador e ser um verdadeiro “tuga de bancada”. No fundo vou colocar por escrito aquilo que todos nós já pensamos e já falamos com a família, amigos, etc. Qual a equipa que consideramos ideal para enfrentarmos o mundial?

Na baliza Eduardo é cada vez mais uma certeza. Aquela insegurança que transmitia aos portugueses tem vindo a esmorecer-se ao longo do tempo. Cada vez mais seguro entre os postes e fora deles, tem igualmente conseguido transmitir confiança à restante equipa e isso é notório. Não será por aqui que ficaremos a perder, a meu ver.

Na defesa, considero os centrais um dos grandes pilares da nossa selecção. Bruno Alves parece estar mais concentrado e quando assim é torna-se um central quase inultrapassável. Por seu turno, Ricardo Carvalho é um central que o complementa de forma quase perfeita, compensando a sua menor estatura com antecipações perfeitas. São por isso uma dupla que oferece todas as garantias. Nas laterais as nossas maiores fraquezas a meu ver. No entanto, neste momento escolheria Paulo Ferreira e F. Coentrão. Se o primeiro é garante de estabilidade e regularidade (embora não sendo exuberante), o segundo embora ainda “verdinho” a defender, pode ser capaz de transmitir à equipa a irreverência e dinamismo igualmente necessário numa equipa. Penso que a lesão de Nani, contribuiu ainda mais para a necessidade de termos no onze um jogador capaz de imprimir outro dinamismo.

No sector intermédio não haverá muito a dizer. Na posição 6, não havendo Pepe (para mim a opção mais adequada) o lugar caberá de forma natural a Pedro Mendes. Tendo uma óptima capacidade de passe, penso que não possui as qualidades de trinco puramente defensivo que a selecção precisaria dado o estilo de jogo de Portugal. A ver vamos. Raul Meireles na sua posição natural de 8, parece estar em melhor forma do que ao longo de toda a época no seu clube. Pode ser uma arma importante na medida em que consegue aparecer de forma fácil e discreta na zona de finalização, uma vez que os focos de atenção dos adversários não estão muito centrados neste jogador. Deco, é inevitável. Os seus passes de ruptura são cruciais e a sua magia será fundamental. Só me assusta quando aos 70/75 min não aguentar mais. Quem é capaz de o render? Não vejo ninguém.

Na frente de ataque e ao contrário do que tem vindo a ser ensaiado por Carlos Queiroz, considero que a melhor opção neste primeiro jogo principalmente seria optar por uma frente de ataque mais versátil. Simão, Danny e C. Ronaldo seriam as minhas opções. Simão dá consistência táctica à equipa, transmitindo igualmente experiência. Danny e C. Ronaldo seriam as duas peças que poderiam desequilibrar o adversário – o primeiro por estar numa forma física claramente acima da média e o segundo…por ser ele, o melhor!

Aqui ficam as minhas opções de forma esquemática:

Boa sorte Portugal!!

3 comentários:

  1. Temos de jogar com o liedson....

    tira dai o simão, de resto tb seria a minha equipa ;-)

    ResponderEliminar
  2. O Liedson tem que jogar, mas de resto concordo em pleno.

    Acompanhem todo o Mundial 2010 em www.zonadesportiva.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eduardo-Ferreira-Carvalho-Alves-Duda-Mendes-Meireles-Deco-Simão-Ronaldo-Liedson


    Num esquema de 4-4-2 mutando-se também em 4-3-3.

    ResponderEliminar