quarta-feira, 28 de julho de 2010

Palpites 2010/2011


Tal como a palavra da semana no “5 para a Meia Noite” também eu vou aqui Palpitar. Numa altura de pré-época, todos nós acabamos por conjecturar diversos cenários e apontar forças e fraquezas aos clubes. Anseia-se por cada jogo para analisar se a equipa evoluiu, se afinal aquele reforço é mesmo craque ou não passa de um flop. Afinal de contas, qualquer tema de conversa parece conduzir a futebol e à análise da constituição dos plantéis por essa Europa fora.

Assumindo este nosso estatuto de “adepto”, vou usá-lo e fazer as tais apostas, muitas vezes guiadas apenas por um feeling. Quem irá triunfar nos principais campeonatos europeus? Deixo a minha aposta para os três primeiros lugares de cada um dos campeonatos que mais interesse me suscitam.


Espanha

1º Barcelona
2º Real Madrid
3º Atlético Madrid
Será o campeonato da moda este ano! Por muito que cada um de nós queira puxar a brasa à nossa sardinha, não consigo imaginar o Barcelona a não revalidar o campeonato. Jogam de olhos fechados, não perderam nenhum jogador titular de caras e ainda se reforçaram com um jogador de topo do futebol mundial que nunca jogou no Barcelona e parece encaixar naquele modelo de jogo como uma luva. Penso que se Mourinho contrariar isto, será mesmo um dos seus maiores feitos na carreira. Como o Special One já nos habitou a tudo e mais alguma coisa, é melhor estar sempre de pé atrás.

Inglaterra
1º Chelsea

2º Manchester United

3º Liverpool
Aposto no Chelsea atendendo à consistência que apresenta desde há alguns anos a esta parte, mantendo estrutura técnica e o plantel quase intacto. Por seu turno, aos red devils parece-me faltar qualquer coisa que já o ano transacto faltava. Não sei se será o vazio que Ronaldo deixou mas dá a sensação de faltar algo àquela equipa. Apesar da forte aposta do Man. City, não creio que chegarão ao pódio. Torres e Cª serão capazes de melhorar a prestação do ano transacto?

Itália

1º Inter

2º Roma
3º Génova

Embora me pareça que Benitez não trará benefícios substanciais ao clube, penso que o Inter será novamente campeão. Possui uma equipa perfeitamente conhecedora de todos os seus processos e não perdeu nenhum jogador fulcral, acrescentando ainda a promessa Coutinho. Basta Benitez aproveitar o que foi feito e não terá grandes problemas. A inconstância de Milan e Juventus nas últimas épocas levam-me a apostar na Roma para o 2º lugar. Aposto ainda no Génova para uma surpresa, tendo em consideração os reforços garantidos (Eduardo, Toni, etc), os que estarão para chegar e à evolução registada nos últimos anos.


Portugal

1º Porto
2º Benfica
3º Sporting
Apesar de ser o campeonato que vivemos com mais intensidade, é aquele que mais dúvidas nos suscitam na altura de apostar em algum dos candidatos e, certamente aquele que gerará maior diversidade de opiniões. Parece-me que estão os três planteis fortes e muito bem orientados e não duvido que este será um campeonato disputado entre os três grandes (espero enganar-me e o Braga entrar na luta). Analisando racionalmente, embora o Benfica parta em clara vantagem, o facto de se apresentar com sangue novo e com renovada vontade de vencer, pode conduzir à reconquista por parte do FCPorto do ceptro que no ano passado fugiu (merecidamente) para o Benfica. Quanto ao Sporting, espera-se uma equipa superior e talvez menos inconstante em relação ao ano passado mas que já nos habitou a claudicar em momentos chave e, por vezes, nos jogos mais fáceis.

Digam de lá os vossos palpites!

1 comentário:

  1. Posso estar a olhar um bocadinho para a cor do meu clube, mas a equipa que mais me convenceu e evolui na pre epoca é o Benfica. Para mim é o principal candidato ao titulo esta epoca, porque uma vez mais é a equipa que demonstra mais colectivo.
    Gostei muito de ver o Braga contra o Celtic e embora o ano passado tenha sido uma surpresa...este ano não sei se vai repetir.
    O Sporting nao me convence...promete muito mas a organização continua...pelo menos há jogadores a falar demais e quando isso acontece não é bom sinal...
    O Porto é cronico candidato, mas se perder as suas duas perolas, Bruno Alves e Meireles é para esquecer e podem mesmo por passar por diversas dificuldades...
    Mesmo assim nada como esperar pelo o arranque do campeonato para termos uma ideia mais concreta do que poderemos esperar deste campeonato portugues.

    Quantos aos outros...Acho que o Real vai ser campeão em espanha, o Chelsea em Inglaterra e em itália tenho imensas duvidas...mas a apostar em alguém acho que o inter é quem está mais lançado para o titulo.

    ResponderEliminar