segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Já não é tão fácil assim


Este fim-de-semana recomeçou um ciclo. A nossa tão polémica e conflituosa mas também tão amada e desejada Liga portuguesa regressou em força e volta a estar presente nos nossos planos de fins-de-semana. Vão ser novos temas de conversa, novas polémicas, novos debates, e certamente muito papel e muitos minutos de antena para gastar exclusivamente em volta da agora renomeada Liga Zon Sagres.

Finda esta primeira jornada, algo de inevitável se poderá concluir. A vida dos clubes ditos grandes não terão certamente a vida facilitada. Pudemos sentir isso com base nas dificuldades enormes que o Porto sentiu na Figueira da Foz, e definitivamente com as estreias a perder por parte do Sporting e Benfica.

A verdade é que começo a acreditar que fosso entre os 3 grandes e as restantes equipas do campeonato se vão atenuando de ano para ano. Uma das razões talvez seja a filosofia e mentalidade com que as pequenas equipas começam a abordar estes jogos com os grandes. Vejo como prova ilustrativa as próprias declarações de Jorge Costa após a vitória inesperada de hoje na casa do campeão: “O segredo? Conhecemos bem o Benfica...”

É cada vez mais usual ver equipas mais modestas como um Académica, Naval, Paços de Ferreira e outras a mostrarem um bom trabalho de casa e a jogarem sem medo com base no estudo do adversário e com pressão e marcação inteligente das jogadores-chave da equipa oponente. De facto já não me surpreenderá o aparecimento mais frequente das escorregadelas por parte dos clubes principais, até porque estou consciente que muitas das pequenas equipas estão munidas de jovens treinadores cada vez mais competentes, bem formados e, principalmente, familiarizados com métodos de treino eficazes e de sucesso.

De qualquer das formas, este fim-de-semana tivemos oportunidade de ver um cheirinho interessante da divertida competitividade que o campeonato nos poderá proporcionar. Afinal de contas, quem já não tinha saudades da nossa querida liga?

1 comentário:

  1. Abram alas ao Líder!

    Este ano sem o Ricardo Costa a historia vai ser outra...

    Sem Corrupção, o Braga é Campeão!

    ResponderEliminar