terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os altos e baixos do futebol



Toda a gente sabe que o mundo da alta competição, principalmente o mundo do futebol, é um mundo injusto e muitas vezes com "memória de peixe". É incrível a velocidade com que as pessoas passam de bestiais a bestas e vice-versa. Jorge Jesus está agora a viver uma altura da sua carreira onde diariamente se depara com estas palavras.

Senão vejamos. Jorge Jesus ganhou inequivocamente e justamente o campeonato do ano anterior. O Benfica praticou o melhor futebol e nem "super-heróis" estariam a altura de impedir o Benfica de ser campeão. O estádio enchia-se e recebiam de pé o timoneiro da equipa que empolgava com o seu futebol.

Pois bem. Esta época o Benfica perdeu 2 jogadores fundamentais e Jorge Jesus não conseguiu colmatar estas ausências (apesar de Gaitan mostrar que poderá vir a ser um jogador muito interessante), perdendo pontos atrás de pontos no início da época. Um erro táctico crasso contra o Porto (a culpa não é só de David Luiz por não ter conseguido parar Hulk) foi a gota de água para muitos adeptos que foram pedir explicações a Jorge Jesus. Jorge Jesus falou com eles, ouviu-os e prometeu continuar o trabalho. A resposta veio no jogo deste fim de semana.

Esta resposta muito provavelmente não veio a tempo. Benfica e Sporting (e Guimarães e Braga) vão continuar a lutar mas, muito provavelmente, já é tarde demais para recuperar a desvantagem para o Porto. Quero com tudo isto dizer que Jorge Jesus não passou a ser um mau treinador com tudo o que aconteceu. Cometeu erros que lhe custaram caro, mas já tomou outras decisões que deram vitórias ao Benfica. Jesus é um treinador que faz falta ao Benfica e onde, com certeza, vai voltar a ganhar títulos... Não se pode esquecer assim de repente tudo o que de bom o Benfica fez a época passada com Jorge Jesus ao leme...

2 comentários:

  1. depois de o benfica ter sido campeao por merito proprio pela 1ª vez desde 93/94 (e nessa altura nao sei se o foi porque n seguia o futebol com mt atençao), acho um bocado absurdo porem em causa o lugar do homem.

    até porque aqui há que tomar uma decisao racional.. dentro do mercado nacional penso que so ha 2 melhores do que ele e nenhum deles iria para o benfica. contratar um estrangeiro acarreta sempre um risco consideravel.

    p.s. apesar de o achar bom treinador, nao o admiro minimamente enquanto pessoa. nao sabe ganhar nem perder, ou seja, nao sabe estar.

    ResponderEliminar
  2. Só para não dizer que nas primeiras jornadas do campeonato o Benfica foi severamente prejudicado pelas arbitragens e isso também teve o seu peso, pois agora está a 10 pontos do FC Porto.

    ResponderEliminar