quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quem é a maçã podre?


Nasci no mesmo dia e no mesmo ano que João Moutinho, com a única diferença que ele já foi apelidado de maçã podre e eu (ainda) não…

Vi Moutinho jogar no SCP e vejo-o agora no FCP e tenho a estranha sensação que o jogador não é o mesmo: a garra, a vontade, o querer, as marcações, as recuperações de bola, o trabalho invisível, a pressão alta, os passes, os golos, são algo que vi Moutinho fazer no FCP.

No SCP parecia um jogador franzino, com muito querer mas com pouca consistência, com garra desenfreada mas inconsequente, com um discurso fraco, choramingão, com um sentimento de vítima.

Alguém me explica como é possível um jogador transformar-se tanto? Sim, tem Fernando e Belluschi a seu lado e uma frente de ataque mais do que temível, mas será apenas isso que fez Moutinho transformar-se? Não acredito!

Acredito mais numa mudança de mentalidade, na entrada de uma estrutura forte, poderosa, ganhadora, onde as palavras “derrota”, “perder” e “desistir” não constam no dicionário…. Moutinho cedo percebeu onde estava, cedo se enquadrou e conseguiu aí sim mostrar o melhor de si. Mostrar que é um jogador fabuloso, que é capaz de alcançar os altos voos que desde cedo prometeu…

Cresceu como jogador, regressou à Selecção, voltou a fazer exibições de gala, voltou a ser admirado pelos adeptos de futebol (excepto aqueles que têm palas pintadas de verde e branco…) e é hoje unanimemente considerado um dos melhores jogadores do nosso campeonato, dando ao meio campo portista uma dinâmica fantástica, fazendo jogadores como Falcão, Varela e Hulk sobressaírem com a consciência tranquila de que atrás deles está uma retaguarda forte e sólida, dando todas as garantidas de sucesso.

Apetece-me perguntar duas coisas:

- JEB, quem é afinal a maçã podre? Será possível uma maçã podre brilhar tanto?
- Tendo em conta que nasci na mesma data que João Moutinho, será que se for jogar para o FCP, terei o sucesso que ele está a ter?

2 comentários:

  1. eu acho que a mentalidade ganhadora ja esta nele. a diferença entre o porto e o sporting é que no porto isso é o normal enquanto no sporting o facto de ele deixar tudo em campo era visto como algo de extraordinario.

    assim, com o passar dos anos ele estava a adaptar-se ao meio envolvente (como penso ser normal), pelo que chegou a um ponto em que teve de fazer algo para mudar a sua situação.

    para o porto, apesar de 11M ser um investimento avultado, penso que foi um bom negocio, já que, tendo em conta a frequencia com que o porto ganha titulos nao sera dificil mante-lo motivado. Assim, mesmo que acabe a carreira no porto, visto que a sua qualidade ajuda a potenciar o valor de mercado dos que jogam com ele o porto ainda poderá ganhar muito dinheiro graças a ele.

    nao esquecendo que veio substituir um jogador que mesmo depois de ter ficado com pouco espaço no plantel ainda foi vendido por mais do que ele custou.

    ResponderEliminar
  2. Somos os maiores e mais nada...Helton melhor jogador do Mundo e mais nada.

    ResponderEliminar