sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

“Arsène Wenger eleito o melhor treinador da década”

Hoje, ao ler a imprensa desportiva, deparei-me com este título… Como tinha acabado de acordar há pouco tempo, pensei que estivesse a sonhar. Viajei por outros sites, até que pude comprovar que não estava de facto a sonhar: Arsène Wenger foi mesmo eleito o melhor treinador da década.

Para uma melhor transparência e para que estas nomeações tivessem mais credibilidade, era bom que os critérios fossem públicos e objectivos para que fosse possível compreender como é que alguém que nos últimos 10 anos se limitou a ganhar 2 campeonatos (2001/2002 e 2003/2004), 3 FA Cup`s (2001/2002, 2002/2003 e 2004/2005) e duas Comunnity Shield`s (2002 e 2004), é considerado o melhor treinador da década!


Podemos argumentar que Wenger é um mestre no fair-play, um cavalheiro, um mestre na formação de jovens, capaz de por a sua equipa a praticar, em algumas fases da época, um futebol empolgante e entusiasmante mas devemos, sobretudo, pensar naquilo que fica na história: os resultados.

Alguém acha que Wenger foi, na última década, melhor treinador que Mourinho, Alex Ferguson ou até mesmo Benítez? Alguém associa à imagem de Wenger um treinador vencedor? Alguém é capaz de enumerar, sem ter que fazer muito esforço, grandes conquistas na sua carreira?

Penso que a resposta é clara, razão pela qual acho que vale a pena repensar a forma como esta eleição foi feita de forma a evitar que no futuro se cometam erros crassos como este.

Há algo em que os números estão do meu lado e contra factos, não há argumentos. Apelidem Wenger daquilo que quiserem, mas não lhe chamem vencedor…

1 comentário:

  1. ehehehe só pode ser brincadeira ou então ainda estás a dormir e leste mal e o que lá estava escrito é que era o melhor Francês a trabalhar em Inglaterra da década. LOL

    Abraço

    P.S. Não queres juntar aí o meu blog http://benfiliado.blogspot.com/ aos teus favoritos?

    ResponderEliminar