sábado, 26 de fevereiro de 2011

2ª Divisão Europeia

Muito se tem falado da boa campanha das equipas portuguesas por essa Europa fora na presente época desportiva. A meu ver, essas loas que constantemente assistimos (a umas equipas mais que a outras!) não podiam ser mais exageradas e desproporcionais.

Por entre linhas e travessas, já todos sabem que esta época está a ser aquela com mais pontos para o ranking. Quanto a isso ninguém ousará dizer que é mau, bem pelo contrário.

No entanto, o que parece não ser objecto da análise é a divisão europeia em que os clubes nacionais têm vindo a obter a maioria desses pontos. De facto, o que esta época nos começou por demonstrar é que nem Benfica nem Braga possuem estofo para andar na alta roda do futebol europeu. Quando se pensava que o campeão nacional estaria em condições de se afirmar na Europa eis que os factos nos demonstram que esse tempo ainda não chegou.

Gorada a possibilidade de alguma equipa nacional marcar presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões, os clubes nacionais tiveram que se contentar com a presença na Liga Europa. Aí, não tenho a menor dúvida de que, sobretudo Porto e Benfica, têm mais que capacidade de a vencer porque são indubitavelmente superiores que a grande maioria dos clubes que aí competem.

Todavia, tapar o sol com a peneira nunca foi boa solução e parece-me que essa é a situação que está a ocorrer. Mais do que se salientar que esta é a melhor época europeia de sempre, importa perceber o porquê de isso estar a acontecer. Como é óbvio, competir com o Estugarda não é a mesma coisa que dividir eliminatórias com clubes de topo como Barcelona, Bayern ou Manchester. Alguém duvidará disso?

Embora estando ciente das diferenças orçamentais astronómicas entre os clubes portugueses e estes que acabo de referir, considero que é para esses níveis de competitividade que deveríamos apontar. A meta deverá ser sempre a de se afirmar progressivamente no panorama internacional e é para aí que deverão ser dirigidos esforços.

Esperemos pelos próximos anos. Acredito que este acumular de pontos e consequente aumento da presença de equipas nacionais nas provas europeias, contribuirá para caminhar neste sentido.

Aqui estarei para louvar esse feito…

1 comentário:

  1. Competir com o Estugarda não é a mesma coisa que com o Sevilha...
    Estugarda que ha 3 épocas estava na LC, e agora é penúltimo, enquanto que o Sevilha veio da LC (não me digam que o Sevilha não possui "estofo" para a LC...).
    Ha uma época estava o FCP a jogar para o 3o lugar, se podiam fazer melhor que o Braga ou mesmo Benfica podiam ter jogado para o 2o (Pode ser que nos próximos anos o 3o lugar de direito a LC)

    Esperemos que haja 3 equipas nos quartos, cada uma cumpra o que lhe compete e se deixe

    ResponderEliminar