quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Um campeonato mais fraco?


Estando já a decorrer a segunda volta do campeonato português talvez não será arriscado tirar já algumas ilações. E uma das conclusões a que chego é que o nosso campeonato está mais fraco e mais aborrecido que a época passada.

É certo que a assimetria de forças entre Porto e Benfica nada mudou, apenas registou uma inversão. No ano passado tínhamos um Benfica surpreendentemente forte e dominador perante um Porto também forte mas com um conceito de jogo já desgastado. Contrariamente, este ano é o Porto que apresenta o seu domínio sólido perante um Benfica que apresentou escorregadelas importantes nos jogos iniciais e que mesmo estando a melhorar ainda não apresenta a segurança que transmitia a época passada.

Mas um dos factores que mais pesa para a degradação da qualidade do campeonato português é a perda cada vez maior do nosso terceiro grande. Ano passado o Braga deu mostras de ser um candidato forte a ser o novo terceiro grande clube português, com exibições sólidas que transmitiam sinais de que ali estava a crescer uma nova potência futebolística portuguesa coerente e de estrutura sólida. A verdade é que acabou por desiludir rapidamente. Neste momento luta por um lugar na Europa, com resultados intermitentes e uma equipa com um futebol bem abaixo do que chegou a prometer. Já o Sporting, com toda uma estrutura a precisar de uma revolução à moda da Tunísia ou do Egipto há muito que deixou de dar garantias.

Para agravar ainda mais a situação, a saída de certos e determinados jogadores influentes que para já tem sido insubstituíveis também se fez notar. A ausência de figuras importantes tais como Di Maria, David Luiz, Izmailov e Liedson por exemplo apenas tornam o nosso campeonato menos apelativo.

Que devemos achar de um campeonato largamente dominado por duas equipas? Equipas essas que neste exacto momento estão fora do panorama dos grandes da Europa, limitando-se a lutar por uma Liga Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário