quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A verdade da mentira


“Saída de Liedson foi um negócio ruinoso”
“ (Couceiro) Veio resolver o que eu resolvi: nada!”

Infelizmente vivemos num rectângulo à beira-mar plantado onde os “paninhos quentes” predominam e onde a liberdade de expressão parece existir só no papel. Na vida pessoal mas sobretudo na vida profissional, é notório o cinismo com que grande parte das pessoas norteia a sua conduta para com quem os rodeia.

Este tipo de atitudes e de conversas da treta são particularmente visíveis na indústria do futebol. Flash-Interviews monocórdicas, antevisões de jogos repetitivas e palavras de dirigentes sempre no mesmo sentido, são a base do que dia-a-dia se vê no mundo do futebol.
Quando alguém é capaz de colocar os pontos nos “i´s” e de vir a público dizer umas verdades é de imediato colocado como centro das atenções enquanto desestabilizador ou mesmo arrogante.

Vem isto a propósito das famosas declarações de Costinha sobre o actual estado do Sporting. Já o disse anteriormente e volto a sublinhar, que sempre me pareceu que Costinha não tinha o estofo suficiente para enfrentar um cargo com a responsabilidade que lhe foi incumbida e, sobretudo, num clube que vive mergulhado em dificuldades de toda a ordem.


No entanto, alguém é capaz de desmentir tudo aquilo que o ex-dirigente leonino afirmou naquela entrevista? Acredito que não! Mais do que tudo, Costinha teve um grito de revolta de quem se apercebeu que todas as suas ilusões de mudar algo no clube esbarravam na estrutura interna e nos interesses pessoais de certas pessoas. Procurou abalar consciências e também salvaguardar publicamente a sua posição de não-concordância com aquele tipo de gestão.


Todos sabemos como terminou a história mas não deixa de ser importante pensar no quanto a verdade parece custar a quem a diz.


Também o recente bate-papo entre André Villas-Boas e Jorge Jesus está carregado de verdades que são encaradas como arrogância. Afinal de contas quem é que se atreverá a discordar que:

•“O Benfica é protegido por alguma comunicação social?” (AVB)
•“O FCPorto é a equipa mais forte?” (AVB)

•“O Benfica é a equipa que melhor joga actualmente?” (JJ)


Embora a maioria acabe por concordar com estas declarações, o primeiro impacto que este tipo de afirmações tem junto de quem as ouve é de julgar a personalidade da pessoa que as emite.


De facto, por muito que se fale em abertura de mentalidades, considero que esse “shift” ainda não devidamente efectuado. É necessário ser-se frontal e directo. Se assim for, nunca a verdade poderá ser mais danosa para quem a diz…

Sem comentários:

Enviar um comentário