quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Braga – o falso grande


Já aqui muito se escreveu sobre a definição de “grande”, pelo que não vale a pena estar a repetir.

Assim, poderemos classificar o Braga como grande? Poderemos dizer que o Braga alguma vez foi grande? Ousará alguém dizer que o Braga pode vir a ser um grande? Só se for grande como o Sporting…

Os mais facciosos, dirão sempre que o Braga é um grande que está a atravessar uma (longa, muito longa…) fase má. Os realistas, nos quais orgulhosamente me incluo, dirão que o Braga é, como sempre foi, um clube de média/pequena dimensão, que esporadicamente lá consegue uns brilharetes.

Algo que os bracarenses muito se orgulhavam, era da sua massa associativa que enchia estádios. Contudo, esses mesmos adeptos ou estavam já numa idade avançada e agora não podem ir ao estádio, ou tornaram-se hooligans e foram proibidos de lá entrar uma vez que, de repente, o estádio Axa passou a estar às moscas.

Neste aspecto, é por isso que o Vitória de Guimarães (sim, tenho uma admiração especial por este clube e por toda a mística que carrega com ele…) é diferente do Braga: sim, diferente significa melhor, superior. Quando o Vitória desceu à segunda liga, os seus adeptos aumentaram e o estádio estava sempre à pinha. Se o Braga descesse de divisão, os únicos espectadores que os jogos iriam ter seriam os stewards… Ah, e António Salvador diria que a culpa é de toda a gente menos dele.

Assim, e não querendo tirar mérito aos feitos recentemente alcançados pelo Braga, penso que é unânime afirmar que o sucesso foi efémero e um caso isolado. Isto por si só já é mau. O que torna tudo isto pior, é perceber que o Braga vai demorar muito tempo para voltar a construir uma equipa capaz de fazer o furor que fez na última época – e isto é mau para o futebol português.

Não seria preferível manter uma estabilidade em vez de atingir picos de sucesso? É que o preço a pagar aquando da queda é demasiado elevado e por vezes pode ter custos irreversíveis… E a época ainda não chegou ao fim…

Até quando esta gestão por picos em vez de uma gestão baseada na estabilidade e no crescimento sustentado, com uma visão de longo prazo?

4 comentários:

  1. Ve-se que não percebe puto, nem da realidade do
    Braga, nem da realidade do Vitória!

    Vá ver as assistências desta época! Veja quantos estiveram nas meias finais da taça, etc, etc, etc...

    As mentiras contadas até à exaustão, acabam por ser aceites como verdades!

    Que comentário absolutamente absurdo! E essa do demorar muito tempo...pode ser que tenha uma surpresa!

    P.S. (1) E pode enfiar a designação de grande num sitio que eu ca sei. Podemos ser o 124243ª grande, isso não me diz nada, porque continuaremos a ser o clube que sempre fomos, em 2º, em 7º ou a lutar para não descer.

    P.S. (2) Adeptos do Braga são hooligans, mas os dos nossos vizinhos, que tanto admira, até fazem com que os seus jogadores saiam do estádio disfarçados de polícias... Muito bem!

    ResponderEliminar
  2. o que o braga fez este ano foi não se deslumbrar para não lhe acontecer o mesmo que ao boavista.
    começou a época na champions e investiu para tal.. conseguiu entrar na prova e até teve resultados razoaveis apesar de nao serem suficientes para passar.
    como ta mal no campeonato optou por desinvestir, mantendo os principais jogadores e dando oportunidade a outros de se começarem a impor numa época onde os objectivos minimos ja estao alcançados.
    alem disso os resultados financeiros desta epoca deverao proporcionar o tal crescimento sustentado para o futuro (a logica do coroa ganha, coroa gasta parece, e bem, não ser a logica do braga)

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Três, o tempo de sucesso já la vai?? Este ano fizeram uma excelente pré-eliminatória da Champions, eliminando brilhantemente o Celtic e o Sevilha, e fazendo na fase de grupos mais pontos e melhor que o Benfica e somando mais pontos que algumas equipas que passarão...por outro lado, na Liga Europa continua a boa senda na Europa, por isso, quem poderá dizer que a boa fase já lá vai?
    Em termos internos, não tem sido um bom campeonato, mas ainda recentemente equipas como o Sporting e o Benfica fizeram prestações miseráveis classificando-se em 4º por ex, e não fazendo um chavo na taça...o Braga simplesmente pagou a factura da Europa, como equipas com muito maior orçamento e muito maior leque de argumentos, como o Real Madrid (dos galácticos), Liverpool (de Benítez) e Bayern, já pagaram no passado, por apostarem mais na Europa do que no campeonato interno...

    Somando a isto, foi perdendo gradualmente jogadores vitais como João Pereira, Eduardo, Evaldo, Moisés, Matheus, Luis Aguiar, Rentería, etc etc...é muita fruta para um clube só, mas que penso eu, dentro de 10 anos será mais bem estruturado que um clube que eu cá sei, se assim continuar (infelizmente)

    ResponderEliminar
  4. Amigo Três, venho aqui lançar-te um desafio, e sei que és homem para isso. Há uns tempos, após um empate do FC Porto em Guimarães, em que Villas-Boas criticou o árbitro (injustamente), mas que depois se rectificou e pediu desculpa pelo erro (louvavelmente), trouxes-te à baila um post criticando a sua atitude.
    Desafio-te hoje, após a vitória (que acaba por ser justa, diga-se, apesar da enorme felicidade pela forma como surgiu), e após as tristes figuras de Jorge Jesus e Rui Costa, sobretudo o primeiro, e mais ainda depois do que disse a frio, na conferência de imprensa, quando já poderia ter visto imagens e ouvido opiniões, a falar sobre o facto dele criticar o golo anulado (muitíssimo bem anulado, sem nenhuma dúvida)ao Benfica. Será que ele vem como Villas-Boas retratar-se?? Não me parece, apesar da sua grande qualidade como treinador, que tenha capacidade humana para isso...digo este pelas enormes tristes figuras que ele já nos habituou a fazer. A pior? Nenhuma que tivesse a ver com árbitros, a pior foi quando marcou um 4º golo ao Nacional de Manuel Machado, e faz-lhe sinal com os 4 dedos levantados, gozando de forma baixa e brejeira com isso e com ele, agravando, ao não assumir este erro e dando uma desculpa INFANTIL de que se virou para os defesas, sendo um sinal para jogarem em linha. Gozou 1º com machado, a seguir gozou com todos os que seguem o futebol, pois quis fazer deles parvos...

    ResponderEliminar