quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A valia do mercado interno


Embora não seja a típica pessoa que alinha em nacionalismos bacocos, defendo a todo o custo o que é português. Apesar de não querer fazer passar uma mensagem demasiado redutora, apoio esta minha convicção num paralelismo com as economias mundiais. Pensem por breves instantes nos países mais desenvolvidos actualmente e num que está a crescer exponencialmente… Já está? Pois bem! Agora reparem no que EUA, China, Japão, Alemanha e Brasil têm em comum - um forte e vasto mercado interno que serve de alavanca para tudo o resto!

Foi com base neste pensamento que decidi investigar um pouco. Com base em dados disponíveis na internet, efectuei uns pequenos cálculos para perceber como é que o nosso campeonato se situa em relação aos restantes no que diz respeito ao aproveitamento dos jogadores nacionais. Os resultados obtidos encontram-se na seguinte tabela:



Foi com pouca surpresa que reparei que, entre os 5 campeonatos que seleccionei, Portugal se encontra em 4º lugar em termos de % de jogadores nacionais nos clubes. O valor nem chega a 50% o que significa que a maioria dos clubes portugueses não chega a ter metade do plantel a falar a língua de Camões (a original!). O Rio Ave é o clube que mais jogadores portugueses tem no plantel, estando no oposto o Braga com apenas 5 (!!) jogadores nacionais. A título de curiosidade, dos outros três grandes o Sporting é o que maior % de portugueses possui (60,7%), seguido de Porto (39,3%) e de Benfica (29%).

Estes dados acabam por não ser novidade relativamente às minhas expectativas iniciais mas, quando comparados com a vizinha Espanha cujo modelo de gestão desportiva assenta sobretudo no aproveitamento da cantera (e com os resultados positivos que estão à vista!), percebemos o longo caminho que ainda temos que percorrer.

É certo que Portugal não pode usufruir de um vasto mercado interno por meras razões territoriais, no entanto deverá procurar potenciar o que tem. E está à vista de todos que qualidade futebolística não falta no nosso país que poderá ser aproveitada.


Medidas? Eu sugeriria uma que passaria por benefícios fiscais (a ser suportadas quiçá por alguma entidade governamental?) para transacções internas para os clubes envolvidos. Todos sairiam a ganhar, o dinheiro circularia dentro do próprio país e não enriqueceria ainda mais outros campeonatos. Para além disso, os clubes mais pequenos apetrechavam-se melhor, a liga aumentaria de competitividade, as receitas televisivas aumentariam, etc.


É necessário valorizar cada vez mais o nosso mercado e, para tal, aceitam-se mais sugestões de medidas a tomar. Está aberto o debate!

PS: Palavra final para o Braga – que grande jogo! Esperemos que se consiga superar na 2ª mão e aumentar o seu prestígio e arrecadar uns milhões preciosos.

1 comentário:

  1. Não posso estar mais de acordo com esta visão... para o futebol e não só. "comprem o que é nosso" e potenciem o mercado interno

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