sábado, 25 de setembro de 2010

Uma profissão que merece respeito


Arbitrar um jogo de futebol, hoje em dia, tornou-se numa actividade de “alto risco”. Aos olhos da nossa cultura futebolística, um árbitro é quase como uma encarnação de tudo o que há de negativo no futebol: provoca insultos e cânticos desrespeitosos, os seus erros têm o poder de adulterar um resultado de uma partida, as decisões tanto boas ou más levam sempre a discussões e a criar climas de desconfiança baseadas em crenças na existência de conspirações e sistemas mafiosos.

A arbitragem por si só é quase um desporto de alta competição sujeita a uma elevada competitividade e essencialmente a um enorme desgaste a nível emocional. Muitas vezes dou por mim a pensar na gigantesca pressão e responsabilidade que um árbitro deve aguentar num clássico como no Benfica-Sporting da semana passada. Uma simples decisão mesmo que acertada leva sempre a desacordo por parte de muitos intervenientes: adeptos, jogadores, treinadores, podendo o clima de pressão tornar-se realmente sufocante.

Todo o assalto emocional a um árbitro começa logo nas conferências de imprensa que antecedem os jogos por parte de treinadores e jogadores que lançam sempre as suas expectativas e provocações, os insultos e assobios começam até mesmo antes de se iniciar a partida demonstrando o quão enorme já é o estigma de ódio e revolta que a simples presença de um árbitro representa. Temos o momento alto de tensão durante a partida, em que a lucidez e a frieza das decisões terão que ser mantidas, por fim acaba com o escrutínio e o esmiuçar dos lances polémicos nas conferências pós-jogo e nos longos debates semanais.

Tendo em conta todo este contexto, o mundo de um árbitro consegue ser muito difícil e desgastante, levando-nos a uma certeza que teremos respeitar: nem todos podem ser futebolistas, mas muitos menos podem ser árbitros. Assim quando se vê um árbitro a conseguir ganhar o respeito e a conquistar uma reputação de qualidade no mundo futebolístico, não vejo razões para não respeitá-lo e admirá-lo ao nível de um jogador de topo.

Entrando em linha de conta com o último texto do meu colega Tres, não será nada mais sensato e honesto considerar que afinal, são humanos e no futebol todos somos.

5 comentários:

  1. Se os árbitros fossem honestos, respeitacem as leis de jogo, não benefeciassem sempre a mesma equipa (á 30 anos que é assim) de um modo evidente e premeditado, e prejudiquem outras a seu belo prazer e descrição. Se fossem humildes, se gostassem do desporto, se se dessem ao respeito, se não fossem os principais actores de uma peça em que deveriam ser o elemento 'invisivel', se fossem os elementos com menos intervenção directa no resultado final nos jogos que sabemos... Errar todos erram da Inglaterra ao japão o modo e a concistencia que o fazem na liga portuguesa é um male que arruina o desporto, tira espectadores, emoção, dinheiro, visibilidade positiva, patrocinadores, familias que iam á 'bola'... Leiam a ultima entrevista desse não comum mortal Òlarapio Benquerença e vejam o mal que pessoas como esta causam ao futebol, a sua sede de protagonismo (nem digo mais...), tirem as vossas conclusões. Como este ultimo sr. são mais 80% dos arbitros em Portugal, devido á escola que os criou e alimenta. Como disse errar todos erram, mas... A introdução tecnologica é a ultima tábua de salvação para a nossa liga da mentira, onde os Fruta Corrupção e Putedo são o mal que cria toda esta imundice.

    ResponderEliminar
  2. Que se fodam os arbitos, se fossem honestos ninguem falava deles, pior que os arbitos só há duas coisas em portugal ser politico ou benfiquista

    ResponderEliminar
  3. oh sr anonimo num. 1, depois de tantos "ses" apraz-me dizer que se você escrevesse com menos erros o seu comentario seria mais perceptivel

    ResponderEliminar
  4. Bem, este ano é só águias a piar, só falam de árbitros...são sempre infantis desculpas de quem vai atrás, e bem atrás e nota que é inferior este ano..

    O ano passado reclamaram quando existiam regularmente penaltis a vosso favor inexistentes? Maioritariamente sobre Saviola e Aimar? O ano passado reclamaram quando num grande número de jogos eram expulsos jogadores contra vós? O ano passado reclamaram quando jogadores como Luisão, Javi e David Luiz fartavam-se de dar pau e eram super protegidos? Reclamaram quando antes do jogo FC Porto-Benfica, que poderia dar o título ao Benfica, Falcão foi VERGONHOSAMENTE amarelado não jogando contra o Benfica? Reclamaram quando nesse mesmo jogo Fucile sofreu penalty e além de não ter sido marcado ainda foi expulso por 2º amarelo quando estava 1-0? Reclamaram quando no jogo da Luz contra o FC Porto o vosso golo foi precedido dum vergonhoso fora-de-jogo de Urreta quando recebe a bola e a passa para trás? E neste último jigo, vocês que tanto incriminaram Olegário por foras de jogo milimétricos, reclamaram aquele fora-de-jogo a Baba quando se isolava?

    GANHEM JUÍZO E JOGUEM MAIS À BOLA!!

    ResponderEliminar
  5. Acrescento, e aquela expulsão a Kléber, somente o melhor jogador do Marítimo, que o impediu de estar presente contra o Benfica?? Justíssima essa expulsão, oh sim...

    Vocês dominam a opinião pública.

    ResponderEliminar