quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Entrevista a Bernardino Pedroto - Parte I

Ponto prévio dos membros do FutebolStorming: Um obrigado e um reconhecimento ao Mister Bernardino Pedroto pela disponibilidade, frontalidade e humildade. Fica aqui um exemplo para muitos.

Que o sucesso continue a perdurar na sua carreira!

1.ESTÁ EM ANGOLA DESDE 2000, TENDO GANHO TUDO O QUE PODIA GANHAR INTERNAMENTE. CONTINUA A SER UM DESAFIO PARA SI TREINAR EM ANGOLA?
Um treinador quer sempre ganhar mais, mais e mais. O desejo de ser vencedor em qualquer competição onde estamos inseridos, faz parte da nossa natureza, ninguém se lembra dos que perdem, apenas daqueles que vencem, é assim que funciona a consciência das pessoas e as suas imperfeições. Assim, e em relação a esta questão, é realmente um facto que em Angola (desde o ano de 2000 - Jun) já ganhei todos os títulos internos (10 Títulos: 5 CN, 3 pelo ASA e 2 pelo Petro; 4 ST e uma TA, estes troféus foram no ASA) que há para conquistar mas continuo com estímulos muito elevados, porque cada troféu conquistado, envolve-nos um prazer e uma satisfação renovados. É o reconhecimento do nosso trabalho e, é a única solução que encontramos para dar significado ao trabalho que desenvolvemos.

Como é normal nestes casos, não posso deixar de incluir nesta ambição pessoal em que estou envolvido, ainda que moderadamente, como se impõe, a conquista de títulos internacionais: ganhar a Liga dos Campeões bem como outras competições Internacionais no Continente Africano. Mas, como se compreende, não são tarefas fáceis, existem razões de ordem organizativa e competitiva que neste momento são incompatíveis com a realidade Angolana. Os níveis de maturidade competitiva que estas competições exigem são, ainda, demasiado elevados para o Atleta Angolano. Existe ainda muito trabalho a realizar, na formação e a sua organização competitiva (calendarização de jogos; campos; formação de treinadores; etc.), bem como no quadro Profissional (os atletas não são profissionais, embora funcionem como tal: carga horária de treinos, etc.). Mas, reconhecidamente, devo dizer que existe um Potencial Humano extraordinário: têm uma paixão enorme pelo jogo; revelam uma generosidade incompatível no trabalho diário e, possuem uma inteireza e uma integridade invejável de valores morais… Enfim, são "argumentos" que deixam transparecer um futuro risonho.


2. NUM PAÍS ONDE VÁRIAS PESSOAS PENSAM OU CONHECEM ALGUÉM QUE PENSE, EM TRABALHAR EM ANGOLA (NO RAMO FUTEBOLÍSTICO E NÃO SÓ), O QUE É QUE NOS PODERIA DIZER ACERCA DO DIA-A-DIA DE UM TRABALHADOR PORTUGUÊS NESTE PAÍS?
Trabalhar aqui ou em Portugal ou na China, o processo é sempre o mesmo: "A mais fundamental das forças motivadoras do Homem, é o desejo de ser". Quando olhamos para o que fazemos desta forma, sem causar danos a ninguém, estamos a fazer as "coisas" bem feitas. A Paixão por aquilo que fazemos é fundamental. Sei que nem todos têm a possibilidade de ter um emprego que gostem e que gostem daquilo que fazem, é verdade, mas sem vontade, aqui ou noutro local qualquer, tudo se torna mais escuro e de dificil comtemplação, o desejo de ter prazer no que se faz, é essencial para todos. Fui suficientemente claro? Espero que sim.

3. O QUE É HOJE ENQUANTO TREINADOR, DEVE-SE A ALGUMA APRENDIZAGEM PARTICULAR QUE TEVE COM O GRANDE MESTRE DO FUTEBOL QUE FOI O SEU PAI?
A nossa vida é um acumular de experiências, feita de escolhas e tomadas de decisões que envolvem risco e às vezes conflitos...de ideias ou processos. O que sou hoje como Treinador, deve-se em muito à minha forma de encarar o Mundo, abrangendo a Lógica, a Ética, os Valores, e o Racionalismo que nelas se envolve, obrigando-nos a pensar pela própria cabeça, a ser muito exigentes connosco e com quem lideramos e, procurando sempre fazermos uma avaliação do noso trabalho e do que representamos para os que lideramos.
Bebi destes conhecimentos de muitos Treinadores que tive na minha carreira com jogador, entre muitos (Angelo Martins -"2.º Pai" e o meu 1.º Treinador; Jimmy Hagan - "O Rigoroso"; Fernando Cabrita "O Determinado"; Mário Wilson "O Filosofo" - bem haja grande capitão, por tudo o que fez por mim, muito reconhecido, acredite; Mário Caiado - "O Perfeccionista"; Manuel de Oliveira - "O Catedrático"; António Medeiros - "O Engenhoso"; Manuel José - "O Disciplinador"; Vitor Oliveira - "O C..... Competitivo"), o meu Pai, "O Mestre". Como se percebe, sou um pouco de todos, "SOU EU".

4.CONTINUA A ACOMPANHAR O FUTEBOL PORTUGUÊS? QUAL LHE PARECE SER A EQUIPA COM MAIS CAPACIDADES PARA SE SAGRAR CAMPEÃ ESTA ÉPOCA?
Seria de todo impensável que neste momento não sugerisse que o futuro Campeão Nacional vai ser o FC Porto. Agora... Mas como sabem o Futebol é composto por um conjunto de factores aleatórios, imprevisíveis, de forma que tudo pode vir a acontecer. Não era, isso sim, esperado que o início de Campeonato do Benfica e Sporting fosse, digamos, irregular e inconstante do ponto de vista exibicional. "Ajuda" que o FCP agradece. Mas como se costuma dizer: "Até ao Lavar dos Cestos é Vindima". Que nisto do Futebol, também se costuma dizer: "candeia que vai à frente..."


5.FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO VITÓRIA DE GUIMARÃES QUER COMO JOGADOR (DURANTE 7 ÉPOCAS), QUER COMO TREINADOR (DURANTE 2 ÉPOCAS). O CLUBE É, DE FACTO, TÃO ESPECIAL COMO TRANSPARECE AO PÚBLICO EM GERAL?
O Vítória de Guimarães é indiscutivelmente especial. É o Clube da Cidade, de uma região, as pessoas amam o seu Clube. Existe uma Paixão que se torna por vezes inexplicável. Essa Paixão conduz a emoções e sensações inconscientemente valorizadas pelo positivo (quando se ganha) e pelo negativo (quando se perde). Mas é um simbolo para todos. As pessoas revêem-se no seu Clube. As imperfeições não são vistas como anormalidades, as pessoas são como são, têm coisas boas e coisas más. Mas como saber o que é bom? Se perguntar a um Vitoriano, ele responde: "É o Meu Vitória ganhar". Não é muito importante se o seu salário está em dia ou se ficou desempregado no dia anterior, isso são questões nada importantes comparadas com as emoções que o "Nosso" Vitória nos proporciona. O Vitória é assim. Ou se gosta........... Fui Muito Feliz no VSC. Se não me deu tudo.... quase. Valorizei-me em todos os aspectos, quer Humanos, quer Profissionais.

6.FOI CAMPEÃO NACIONAL COM O BENFICA NA ÉPOCA DE 1972/1973 COM UMA HISTÓRICA CAMINHADA ONDE O SALDO FOI DE 28 VITÓRIAS E APENAS 2 EMPATES. UM DOS SEUS COMPANHEIROS DESTACAVA-SE DOS DEMAIS – EUSÉBIO. ERA, DE FACTO, UM FORA-DE-SÉRIE?
Eusébio......... meu Deus, se era um fora de série? Em tudo. Como Homem (ainda hoje somos amigos) e como Jogador, um Deus na Terra. Uma pergunta tão difícil, merece apenas uma resposta simples e objectiva como esta, desculpem, era assim que ele via o jogo e vê a vida, com imensa integridade


7."É DIFÍCIL EM PORTUGAL DAR A UM TREINADOR COMO O JORGE (JESUS) UMA OPORTUNIDADE. ESTE SERÁ UM EXEMPLO DAQUILO QUE MUITOS TREINADORES DA SUA GERAÇÃO, COMO É O MEU CASO, PODEM DAR AOS CLUBES PORTUGUESES". (BERNARDINO PEDROTO NA RTP EM OUTUBRO DE 2009).

COM TODO O SUCESSO QUE TEM OBTIDO EM ANGOLA HÁ MAIS DE UMA DÉCADA, SENTE QUE EM PORTUGAL NÃO LHE DÃO O DEVIDO VALOR?
Como vos disse atrás, Eu vejo as coisas de forma diferente, não que seja a melhor...é a minha, desenquadrada com o momento? Talvez. Mas, seguramente vos posso dizer que, se tivesse ou me fosse concedida a oportunidade de trabalhar de novo em Portugal, não hesitaria. Contudo, e pela experiência acumulada ao longo da minha carreira, percebendo que devo ser suficientemente liberal para considerar todas as opções, não deixarei ao mesmo tempo de ser suficientemente cauteloso para escolher aquela que estará certa para mim. Não quero pagar um preço a que já fui sujeito, tenho esse direito. O de escolher o que me for mais conveniente. Para encontrar o meu caminho, fui intolerante e crítico comigo próprio, fui exaustivamente incansável na procura do conhecimento, estudei e estudo muito o futebol, penso e executo pela minha cabeça, procuro ser eficaz e influenciar aqueles que me seguem, preparei-me toda a vida para estar pronto para quando o momento chegar. E acreditem que quando chegar, ESTOU PRONTO!!!!.
Procuro sempre ser o mais verdadeiro, até mesmo quando dói; o mais íntegro; o mais autêntico, não fingir ser algo que não sou por conveniência de outros (subserviência); imponho disciplina a mim próprio.
Estas são as características que imponho ao meu trabalho e aqueles que Lidero, sabendo que em colectivo, "Tu consegues fazer aquilo que eu não consigo, Eu faço aquilo que Tu não consegues fazer, Juntos Faremos Grandes Coisas" (Madre Teresa de Calcutá). Nunca fui Pessoa de Ordenar, mas sim de convencer. Nunca fui Pessoa de Impor, sempre sugeri. Quando o dia chegar, se chegar, cá estarei. Mas como o velho ditado diz: "A casamentos e baptizados, só vão os convidados"
Ao Jorge Jesus, um Treinador da minha Geração, só lhe desejo a maior sorte do Mundo. Força Jorge.

8. JÁ REFERIU RECENTEMENTE QUE UM DOS SEUS OBJECTIVOS PASSA POR VOLTAR A TREINAR EM PORTUGAL. NÃO TEME QUE, ESTANDO PARA JÁ AS PORTAS PARA OS QUATRO GRANDES FECHADAS, NÃO SURJAM CONVITES SUFICIENTEMENTE ALICIANTES PARA SI A NÍVEL NACIONAL?
Como disse atrás, não penso única e exclusivamente em treinar um grande do futebol Português. Se fosse possível, tanto melhor mas, sobretudo um projecto válido, coerente com os meus princípios e a minha filosofia, ter a oportunidade de fazer a escolha certa será de entre outras coisas a mais importante. Saber qual a escolha certa não deixa de constituir um problema também, mas que me permita pensar por mim mesmo, onde encontre soluções e satisfação para os objectivos em causa. Defendo valores éticos muito importantes na minha vida, que desejo não haver nesta entrevista qualquer tipo de sinais que ven
ham a ferir susceptibilidades, sobretudo as dos meus colegas que neste momento estão a trabalhar nesses clubes... Estou apenas a entrar no campo da especulação, melhor...do racionalismo virtual.

9. HOJE TEM UMA VISÃO MAIS DISTANTE E AO MESMO TEMPO MAIS RACIONAL DO FUTEBOL PORTUGUÊS. COMO É QUE OS “ESTRANGEIROS” VÊM O NOSSO FUTEBOL?
Tirando algumas situações pontuais ("novela" Queiroz - uma vergonha para o futebol Português FPF.....), existe um grande respeito e reconhecimento por tudo o que tem sido realizado nestes últimos anos (10/ 12). Que esta mudança, Carlos/Paulo, tenha consequências positivas, não apenas dos resultados desportivos, mas também da necessidade analítica que este e outros casos vêm sugerido que se faça com a máxima urgência - uma verdadeira reflexão de toda a estrutura organizativa, nos planos práticos ou executivos, bem como nos estratégicos ou tácticos (não estou a falar da táctica de jogo, não). Nada mais.

Não percam amanhã a 2ª parte da entrevista onde é abordado o campeonato angolano, a estrutura de um clube português e a relação Mourinho/Pedroto! Entre muitas outras coisas...

3 comentários:

  1. Boas. Até agora, grande entrevista, sim! Espero ansiosamente pela segunda parte. Tenho tido alguma dificuldade nos tempos recentes em vir à net, mas estou a tentar recuperar o ritmo habitual.
    Os posts vão sendo criados, os amigos visitados.
    Bom, voltando à entrevista, dá para me elucidarem, se faz favor, quem foi mesmo o pai de Bernardino Pedroto? Foi o Pedroto do Porto, Setúbal, ou outro que não saiba? Perdoem-me a minha ignorãncia.
    Felicidades aí em Angola!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Márcio Guerra,

    Exactamente! Bernardino Pedroto é filho de José Maria Pedroto, ex-treinador de FCPorto e Setúbal.

    O saudoso "Zé do Boné"...

    ResponderEliminar
  3. FuteboLive.TV - O site onde pode assistir a jogos de futebol em directo online grátis.

    www.futebolive.tv

    ResponderEliminar