sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Entrevista a Bernardino Pedroto - Parte II


10. A SUA IDA PARA O FUTEBOL ANGOLANO FOI UM DESEJO OU UM REFÚGIO? FOI PARA LÁ POR OPÇÃO, OU PORQUE NÃO TINHA PROJECTOS PARA ABRAÇAR EM PORTUGAL?
Por ventura, de tudo um pouco. Foi um desejo mas não um refúgio, a vida só pode ser vivida quando pode ser consciente, aqui talvez tenha percebido que o espaço de "manobra" em Portugal estava a ser...demasiado inacessível para as características da minha Personalidade e a minha forma de ver as coisas, que é literalmente diferente da maioria dos que dirigem os destinos dos seus clubes e o Futebol Português. Não que a minha seja a mais correcta, não é isso que pretendo dizer, apenas que....... é diferente, como todos nós o somos, diferentes. Penso que dá para perceber, não?
A vinda para Angola, foi uma, ou talvez a maior e mais dificil das decisões que tive na minha vida. Hoje, não estou nada arrependido, antes pelo contrário. Sou um Homem e um Profissional orgulhoso do meu trabalho e do contributo que ele tem manifestado para os treinadores e o povo Português. Quando nos encontramos nesta posição, imigrantes, somos "forçados" a ver as coisas de forma distinta e a não esquecer quem somos e quem representamos, com a máxima diplomacia que estes valores morais e éticos requerem. É o que tenho procurado fazer.

11.O JOGADOR ANGOLANO É, NÃO RARAS VEZES, ASSOCIADO A UMA CERTA INDISCIPLINA TÁCTICA QUE ACABA POR PREJUDICAR OS SEUS ASPECTOS POSITIVOS COMO A TÉCNICA E A PAIXÃO PELO JOGO. CONCORDA COM ESTA ANÁLISE?

Não é tanto assim. O enquadramento táctico individual e colectivo, é complicado para todos os jogadores do Mundo, não é exclusivo do jogador Angolano ou Africano, que por acaso alguns destes jogam ou evoluem, como quisermos, nas melhores equipas Mundiais. Os melhores neste capítulo, são os melhores do Mundo, são aqueles que jogam nos melhores clubes do Mundo.

Hoje, mais do que nunca, são raros os jogadores que associam os conteudos técnicos à intelegência para o jogo; os conteudos tácticos à velocidade do jogo; a velocidade à intelegência para o jogo, até à Personalidade necessária para as diversas exigências específicas que o jogo requer. Ou seja, jogar perante o público (estádios cheios; final da CL.; Final do Campeonato Mundial), ou enfrentar as críticas dos "media", dos seus treinadores e ou dirigentes.
Tudo não passa por uma questão de oportunidades. Se um Jogador Angolano tiver a oportunidade de conviver (treinar e jogar num bom clube em Angola ou num clube Europeu) de uma forma sistemática e sistematizada, com correctos processos de treino e estimulos adequados, e como referi atrás, junto às características pessoais que possuem, sobretudo fisicas e mentais, são, indiscutivelmente, pressupostos para se desenvolverem ao mais alto nível, tornarem-se em atletas de alto rendimento. Não tenho dúvidas quanto a isso. Trabalho e muita persistência, é o que se pede.

12. ANGOLA ESTEVE PRESENTE NO MUNDIAL EM 2006, TENDO NO SEU PLANTEL DA ALTURA JOGADORES QUE SE DESTACAVAM INTERNACIONALMENTE (ZÉ KALANGA, MANTORRAS, GILBERTO, FLÁVIO). ACHA QUE ACTUALMENTE EXISTEM JOGADORES ANGOLANOS CAPAZES DE FAZER OUTRO BRILHARETE IGUAL?

Acredito que sim. Embora tenhamos que reconhecer que as gerações de jogadores com excelência, são ciclicas e raras. Não há "Eusébio's"; "Péle's"; "Maradonas" ou Messis e Cristianos todos os dias. As excelências como disse, são raras, têm uma forma de lidar com o Mundo diferente de todos os outros, são críticos de si próprios, procuram constantemente a perfeição, possuem uma "veia" Artística (é o que eles são, Artistas.... do melhor) que é inata, pessoal e intransmissível. Por estes motivos, digamos, não é fácil, mas existem sim, jogadores que se poderão tornar os ídolos de agora, os alvos preferenciais dos que amam esta ciência e nela se revêm. Mas, e há sempre um mas, por vezes não está só nas mãos (pés) destes a possibilidade de chegar a um Mundial, é preciso, como refiro constantemente, um enquadramento competitivo, organizativo e profissional, que assegure o(s) caminho(s) correcto(s) para atingir esse fim. Melhorar as infraestruturas; condicionar as ingerências dos não classificados na organização e regulamentação dos quadros desportivos e seus regulamentos; administração de acções de formação de Técnicos Desportivos............. Enfim, uma abundância de projectos que devem sair definitivamente das "gavetas" e colocados na práctica, sob pena de a ida ao Mundia na Alemanha (2006) se ter tornado num caso fortuito de felicidade abundante e não de um persistente trabalho e qualidades profissionais dos seus Técnicos, Jogadores e Dirigentes. Normalmente e infelizmente, é o que acontece. Acredito que Angola e todos os agentes desportivos envolvidos nestes projectos, estão a procurar encontrar estas e outras soluções adequadas para que os "Zé Kalangas", "Mantorras"; "Flávios" e Gilbertos, não acabem. Estão apenas a conviver com um periodo de "estágio" inevitável e quem sabe, fundamental passar para encontrar o caminho certo e com os riscos a eles inerentes.

13. SENDO NÓS ORIGINÁRIOS DE BARCELOS E TENDO O BERNARDINO PEDROTO DIRIGIDO O GIL VICENTE NAS ÉPOCAS DE 1995/1996 E 1996/1997, QUE RECORDAÇÕES GUARDA DESSE PERÍODO?

Os melhores. O "Gil" foi um clube exemplar para os meus objectivos profissionais. A qualidade Humana dos dirigentes que compunham a Direcção do Clube, como são os casos (que me desculpem os outros, que adorei conviver com eles) do Sr. Francisco Dias e do Sr. Mário Mano. Gente de uma qualidade humana e Profissional extraordinária. Bem Hajam. Não foram momentos brilhantes, mas foram nobres. O meu contrato foi interrompido com o Gil em 1996/ 1997, para muito desgosto meu, acreditem que nenhum Treinador, apesar de preparado para estas situações, nunca o está verdadeiramente. Lamentei bastante. Mas, a minha vida continuou e, hoje posso dizer-vos, vejam bem como são os sinais de amizade que é possível construir através do Futebol, que ainda mantenho contacto (uma vez por outra vamos almoçar) com os Srs, Francisco Silva e Mário Mano entre outros, o Sr. António Augusto, um crítico intransigente da minha pessoa mas muito sincero e frontal. Peço desculpa mas há outros cujos nomes agora não me vem à memória (para nomes sou uma lástima) mas que também fazem parte das memórias, boas naturalmente, que tenho da passagem pelo "Gil".
Boa sorte para o "Gil", que tudo lhes corra bem.

14.DIZER QUE O SEU PAI FOI O MOURINHO DO FUTEBOL PORTUGUÊS É UM ELOGIO PARA O SEU PAI OU PARA O MOURINHO?

Nós somos seres Imperfeitos. É evidente que essas imperfeições não devem ser vistas como anormalidades, a perfeição é que é anormal. Isso não invalida que procuremos o Aperfeiçomento Pessoal, que é, naturalmente, diferente. Um (José Maria Pedroto) e Outro (José Mourinho) enquadram-se perfeitamente nesta filosofia. São inquestionávelmente dois dos Melhores Treinadores do Mundo, os melhores em Portugal, cada um marcando gerações diferentes, mas iguais no melhor e no pior que cada um transportou ou transporta consigo. Dizer que o meu Pai foi O Zé Mourinho do Futebol Português, não é nem deixa de ser elogioso para um ou outro. São diferentes mas iguais. Nem um Melhor ou outro Pior. Ambos têm ou tiveram defeitos e virtudes. Perderam e ganharam. Riram e Choraram. Simplesmente, dizer: "Obrigado por tudo o que Fizeram (meu Pai) e estão fazer (Zé Mourinho) por nós, Futebol Português no geral e Treinadores no particular. Bem hajam.


15."GOSTARIA IMENSO DE TREINAR O FC PORTO, DIGO-O SEM RECEIO ALGUM. É UM CLUBE ORGANIZADÍSSIMO, EM QUE A ÚNICA COISA QUE UM TREINADOR TEM QUE SE PREOCUPAR, ASSIM COMO OS JOGADORES, É TREINAR, O RESTO ESTÁ TUDO ORGANIZADO. ALI, SÃO OS JOGADORES QUE TÊM O PROTAGONISMO MAIOR, SÃO ELES A PEÇA CHAVE DE TUDO O QUE ENVOLVE O FUTEBOL" (BERNARDINO PEDROTO, AGÊNCIA LUSA).


CONSIDERA QUE A ORGANIZAÇÃO DO FCPORTO É O GRANDE FACTOR QUE TEM LEVADO O CLUBE A DOMINAR O FUTEBOL PORTUGUÊS NOS ÚLTIMOS ANOS?
Não tenho duvidas nenhumas que a organização do FCP é, e foi um garante importantíssimo para o salto qualitativo que este clube teve nos ultimos 30 anos. E não só. Hoje tornou-se num modelo orgânico para muitos clubes de renome Mundial. Possuem Visionários mas não utópicos planos estratégicos. Partilham entre todos os que trabalham naquele clube, Resistências quanto a aceitar uma derrota. A alternativa à Vitória é inaceitável. Por isso acabaram por perceber o que é necessário para alcançar a(s) Vitória(s). Muito trabalho e muita dedicação.

Naquele Clube não dormem, descansam. Não há plano "B", só Vencer.


16.TENDO EM CONTA A SUA LONGA E PREENCHIDA CARREIRA, E O PRIVILÉGIO DE TER TIDO CONTACTO COM DIFERENTES GERAÇÕES QUE MARCARAM O NOSSO FUTEBOL, CONSEGUIRIA ELEGER UM ONZE IDEAL?

Não, de todo impossível. São tantos e tão bons que seria muito injusto fazê-lo. Por respeito, por ética e por ........necessidade emocional. Grandes jogadores que Portugal teve e tem. Separá-los dos e por pormenores, não me parece saudável. Gosto do meu País. Gosto do Futebol Português. Só não gosto o que de vez em quando fazem ao Futebol do Meu País.


Um grande abraço dos membros do FutebolStorming para o Mister e toda a sorte do mundo na sua carreira profissional. Que continue na onda das conquistas e a ensinar-nos com as suas sábias palavras!

1 comentário:

  1. Entrevista interessantíssima, sem dúvida.
    Um treinador sem grande sucesso em Portugal, mas que em Angola soma títulos.
    Reconhecem-se pelas palavras a competência e método, a justificar que o sucesso não veio por acaso.
    Porventura não teve oportunidade em Portugal para pôr em prática a fórmula que o levou ao sucesso em Angola. Não é fácil reconhecer o talento por vezes...
    Não foi muito feliz em Guimarães, mas ainda não é tarde para voltar.

    ResponderEliminar