segunda-feira, 18 de outubro de 2010

À pedrada é que não!

O futebol é, por natureza, um desporto onde a emoção prevalece sobre a razão. Aliás, só assim se justifica a ligação quase umbilical que este desporto tem em cada um de nós. O lado emocional que não colocamos nas decisões do dia-a-dia, é transportado para o futebol e é aí onde todas as nossas emoções se revelam. O coração acaba por tolher a capacidade de análise e muitas vezes torna-se catalisador de inimizades, distúrbios e actos totalmente injustificados.

Recentemente, temos assistido a episódios que chocam qualquer pessoa e que nos levam a pensar na dimensão que o chamado "desporto rei" assume na sociedade. No epicentro de todas estas ocorrências externas e internas está, a meu ver, as cenas completamente inqualificáveis que todos tivemos a (infeliz) possibilidade de ver no jogo Itália-Sérvia. Mas será um simples jogo capaz de provocar tal desordem? O facto de um jogador mudar de clube para um rival justifica isto tudo? Agora pergunto - se, na nossa vida profissional tivéssemos a possibilidade de mudar para o nosso maior concorrente a receber mais e para abraçar novos desafios, quem não o aceitaria? Não mintam a vocês mesmo…

Tal como o meu colega Tres disse num post anterior, o futebol tem que ser olhado como um desporto jogado entre seres humanos e não como sendo um local para descarregarmos as nossas frustrações junto de outros que não vistam a mesma camisola. Já chega de pedras, de petardos, de cânticos racistas!

Aceito que é impossível controlar milhares de elementos de claques organizadas, mas duvido que os presidentes dos clubes não consigam orientá-los e minimizar os efeitos de rivalidades que a história não consegue apagar.

Não entendo igualmente, os clubes que se servem de actos de vandalismo de rivais para esconder outros problemas ou para desviar atenções. Aliás, considero que isso acaba por incentivar à violência do lado oposto… Esperemos que não!

1 comentário:

  1. Novo passatempo:

    Uma votação está a decorrer no blog.
    Vá lá votar e contribua com o seu voto e a sua opinião.

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    cumprimentos

    ResponderEliminar