domingo, 9 de janeiro de 2011

As Eternas Promessas


São jovens, iludidos pelo sonho de um dia chegar ao estrelato. Confiantes do seu talento e das suas potencialidades, chegam a impressionar e a convencer os olheiros e até mesmo o público com as suas boas exibições que os fazem sobressair dos restantes, abrindo-se certas portas que para outros estão vedadas. Porém, o sucesso e a notabilidade no futebol é incrivelmente efémero, e muitos esquecem-se que fazerem-se mostrar é apenas o primeiro passo para chegar ao topo, o mais difícil será manterem-se lá em cima o que exigirá trabalho, esforço, dedicação. Muitos caiem e voltam para o esquecimento…

Ainda ligado ao Benfica, paira um certo mistério sobre o caso Freddy Adu. A jovem promessa norte-americana que ainda mantém uma considerável comunidade de fãs no país de origem, simplesmente nunca conseguiu um lugar de destaque no futebol europeu. Chegou a ser considerado como uma das futuras estrelas do futebol mundial, após ter impressionado no campeonato norte-americano e nos torneios de selecções sub-17, sub-20 e sub-23 norte americanas. Tentando-se mostrar-se no futebol europeu ao ingressar no Benfica em 2007, a verdade é que desde aí estranhamente foi sempre a descer. Foi dispensado e emprestado ao Mónaco, Belenenses e Aris Salonika sem sucesso. Chegou a fazer testes no Sion e no dinamarquês Randers FC mas não teve oferta de contracto. Actualmente está a tentar a sua sorte num modesto clube de segunda divisão alemã que corre o risco de descer para a terceira, Ingolstadt FC.

Das escolas do Sporting, Fábio Paim chegou-nos a iludir de que estaria a caminho mais um extremo de sucesso formado pela academia leonina. O ponto alto foi quando chegou a ingressar nas reservas do Chelsea por empréstimo, mas onde nunca se conseguiu mostrar. Voltou para Portugal, acabando por ser emprestado ao Rio Ave que por sua vez não revelou interesse em mantê-lo. Após passagens fugazes no Estoril-Praia e Real Massamá, actualmente veste a camisola do Torreense, tentando reerguer-se do esquecimento.

Toda a gente se recorda do talento fantástico de Carlos Alberto na época dourada em que o Porto se sagrou campeão europeu (2003/2004). A sua velocidade aliada a uma técnica irreverente fazia prever o nascimento de uma nova estrela mundial. Pois o certo é que essa época chegou a ser o auge futebolístico da jovem promessa brasileira. Desde aí até ao esquecimento, foi um ápice. Regressando a terras brasileiras por via do Corinthians em 2005, atravessou períodos de baixo rendimento futebolístico. Voltou para o clube que o lançou para o futebol, o Fluminense, saiu e reapareceu fugazmente no panorama europeu pelo Werder Bremen, mas rapidamente regressou ao Brasil onde atravessou emblemas como São Paulo e Botafogo, jogando actualmente pelo Vasco da Gama. Todo o seu percurso foi sempre envolto em polémicas, muito derivado do seu temperamento intempestivo e vulnerabilidade emocional.

São exemplos de jogadores cujo talento já se fez prova no passado, mas no futebol como na vida, o talento não é o único atributo que determina o sucesso.

9 comentários:

  1. Sim, acho que sim...é uma questão complicada, mas a resposta penso que só poderá ser esta.

    ResponderEliminar
  2. Eu não concordo. E não acho assim tão complicada a questão.

    ResponderEliminar
  3. Bem, tens a tua opinião, eu tenho a minha, mas somos 2 contra 1 pois o autor do artigo também o escreveu.

    ResponderEliminar
  4. Ai sim? Olha que lindu...a minha tia está aqui e também concorda comigu...somos 2 vs 2

    ResponderEliminar
  5. Pronto, 2 a 2 então...lol...
    E quanto à outra questão que achas??

    ResponderEliminar
  6. Nesse caso acho que sim, tal como tu...

    ResponderEliminar
  7. Bem, estamos de acordo então...já não discuto mais...mas espero que venha mais gente dar a sua opinião quanto à 1a questão...pra tirarmos teimas.

    ResponderEliminar
  8. Sim, era bô...mas eu fico na minha...não concordo, penso que não será bem assim. É a minha opinião, mesmo que seja mais gente a achar que sim.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Nova votação já a decorrer.

    Vamos sugerir reforços para os grandes e cabe ao leitor escolher qual a solução que mais lhe agrada.Vamos fazer sobre todos os grandes e começamos pelo Sporting, sugerindo vários nomes.

    Escolha o que mais gosta!!

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderEliminar