terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Modelo Suicida

Pelos vistos Valdano não viajará para Sevilha juntamente com Mourinho e a restante equipa técnica. Ao invés, desfrutará de uma agradável viagem na companhia de Florentino Perez num jacto privado onde a discussão do reforço do plantel não será certamente um dos temas de conversa entre ambos.

Isto até poderia ser notícia mas acho que todo este show-off não constitui novidade para ninguém! De facto, o Real Madrid representa o típico clube onde os dirigentes procuram estar constantemente acima de tudo o resto. Quem lhes tira o protagonismo tira-lhes tudo e passa a constituir-se como um alvo a abater.

Alvo de constante destaque e elevação na imprensa espanhola, os dirigentes do clube não têm conseguido (ou não querem?), ao longo dos últimos anos, fechar-se em torno de si mesmo e fechar portas a alguns jornalistas sedentos de novas notícias. Tudo neste clube é analisado ao pormenor por todos os meios de comunicação social e os dirigentes nada parecem fazer para contrariar este facto.

Ao invés, o poder e mediatismo que isso lhes confere, parece agradar-lhes cada vez mais.

Mourinho cedo percebeu o modelo de gestão que prevalece no Real Madrid. Não tendo qualquer receio das críticas e das pressões, procurou, desde cedo, abalar a estrutura interna. Conclusão? Paulatinamente, parece estar a ser arrastado para fora do clube.

Compara-se este modelo de gestão com o do Barcelona e rapidamente somos capazes de perceber a diferença entre a orientação estratégica de curto prazo e a orientação de médio e longo prazo. Enquanto no Barcelona se procura criar bases sustentadas que se traduzam em resultados de médio/longo prazo, no Real Madrid a gestão é efectuada centrada no curto prazo onde o protagonismo fala mais alto.

Não seria necessário fazer nenhum inquérito para chegar à conclusão de que, caso esta ruptura se venha a confirmar, quem sairá a perder será única e exclusivamente o Real Madrid. Mourinho continuará a ganhar e, por seu turno, o Real Madrid desperdiça o único treinador capaz de dar a volta a um clube que, de há uns anos a esta parte, não é mais do que um circo de vedetismos onde a conquista de troféus está sempre em 2º lugar…

E assim, ano após ano, os dirigentes vão alimentando o arrastar do clube e aumentando o fosso para o Barcelona. A partir de hoje, a isto se chama um modelo de gestão suicida…

1 comentário:

  1. bom post.
    o real está a usufruir do estatuto de clube do povo e como tal colabora com os media na criaçao de noticias ao transpor praticamente tudo o que se passa internamente para a imprensa.
    mas, apesar de isto até poder ser muito lucrativo no curto prazo (acredito que a imagem real madrid contribua mais para o orçamento do que a conquista de titulos), estão a caminhar na direcçao certa para destruição de um clube histórico.

    p.s. estimava que o mourinho saísse de lá e que levasse o ronaldo com ele. Gosto de os ver a ganhar mas entre eles e barça, prefiro o barça.

    ResponderEliminar