quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Portugal – patamares de excelência? Eu acredito!


Os Rankings das melhores ligas do mundo colocam-nos em 8º lugar, atrás de Brasil, Alemanha, França e Argentina, para além dos três habituais vencedores que vão trocando de lugar entre eles.

Quanto a Portugal, convém pensar e reflectir sobre o lugar que ocupamos e qual o caminho que estamos a seguir.

Penso que é unânime dizermos que o futebol de hoje é mais equilibrado e que o fosse entre os grandes e os outros é muito menor, mas, deve-se isto a uma melhoria dos clubes de menor dimensão ou a um decréscimo de qualidade dos grandes, em virtude de uma falta de exigência e competição interna do próprio campeonato?

Só a exigência nos pode levar para patamares de excelência, sendo que a pouca ambição nos conduz a caminhos medíocres.

Vem isto a propósito de um resultado que é chocante e que elucida bem o nivelamento por baixo do nosso campeonato: a derrota do Varzim frente ao Merelinense para a Taça de Portugal!

Alguém consegue imaginar jogadores profissionais serem eliminados por amadores da II Divisão, que necessitaram de pedir dispensa ao patrão da parte da tarde para poderem jogar?

Que este seja apenas um exemplo da mediocridade a que o nosso campeonato chegou e que faça os clubes profissionais tomarem atitudes no sentido de inverterem o rumo vertiginosamente descendente para onde estamos a caminhar…

Porque, os três primeiros lugares, não são uma miragem: que o diga a Espanha que apesar de atravessar uma grave crise financeira, económica e social, conseguiu tomar as rédeas do futebol mundial.

Mais do que se compararem ou quererem ser como os outros, foram capazes de olhar para eles próprios, tornarem-se exigentes, rigorosos e acreditar que só há um sítio onde a palavra sucesso vem antes da palavra trabalho: no dicionário!

Eu acredito que é possível, e vocês?

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ó Matias, a palavra inteligência vem na secção do i no teu dicionário?? Não percebes-te o que ele disse?? Olha lê bem...

    ResponderEliminar
  3. tb só faltava escreveres "percebes-tes".

    em relaçao ao post, tens razao. faço mea culpa.

    ResponderEliminar
  4. Também faço mea culpa quanto ao percebeste...Lol...

    ResponderEliminar