domingo, 6 de março de 2011

A importância indiscutível do finalizador


Por trás de uma equipa vitoriosa, há sempre um jogador incrível que se destaca e consegue dar a vitória nos jogos mais difíceis e aflitivos. Estes jogadores conseguem fazer a diferença nos momentos certos, simplesmente porque tem algo neles que os diferencie.

Ontem foi um jogo complicado no Dragão para o líder do campeonato. O esquema defensivo montado com a garantia de qualidade que tanto se reconhece às equipas de Machado estava difícil de quebrar. À medida que o tempo passava o empate ou até mesmo o perigo de derrota inesperada já pairava no ar. Até que surge um salvador, o tal jogador que consegue fazer a diferença e matar o jogo logo ali: Radamel Falcao.

Já tendo tido algumas oportunidades de ver Falcao jogar ao vivo, é um jogador interessantíssimo de acompanhar. Os movimentos que consegue delinear na frente de ataque denotam uma inteligência de jogo fora do comum. A forma como se antecipa, como corre para a desmarcação desenhando e prevendo logo uma estratégia de ataque são características de marca deste ponta de lança de enormíssimo potencial.

Falcao não ficará muito tempo em Portugal e terá sem dúvida um lugar num grande clube europeu e até lá só resta ao Porto tirar o máximo das suas potencialidades.

A posição de ponta de lança é aliás um sector em que o nosso campeonato carece de alguma qualidade. Tirando Benfica e Porto, não consigo vislumbrar mais clubes portugueses que estejam munidos de finalizadores de grande nível. Para agravar, as saídas um pouco inexplicáveis de jogadores como o Matheus do Braga e do ex-leonino Liedson nada ajudaram neste campo.

Talvez uma das explicações válidas para a carência que o futebol português apresenta nesta posição é a de que a visibilidade da posição de ponta de lança é inerentemente muito dependente da qualidade de construção de jogo de uma equipa e nós todos bem sabemos que o nosso campeonato Português em termos de nível de jogo neste momento muito tristemente se resume ao futebol praticado pelas equipas que ocupam as primeiras duas posições na tabela.

Sem comentários:

Enviar um comentário