sábado, 26 de março de 2011

Politiquice no futebol


Hoje é um dia importante para o mundo leonino. O novo rumo verde e branco estará prestes a ser decidido pelos sócios do Sporting, tendo como possíveis escolhas no boletim de voto as cinco listas que propuseram a sua candidatura.

Os últimos dias que se têm vivido na comunidade leonina mostraram toda a sua faceta simultaneamente cómica e trágica. Talvez um reflexo em pequena escala da forma como a política é feita em Portugal. Imensas promessas de mundos e fundos foram feitas em campanha, desde escolhas de treinadores estrangeiros dados como certos, passando por fontes de financiamento ainda um bocado enevoados e suspeitos, acabando em listas inteiras de jogadores cujos contactos e vontades de acordo estão supostamente no bom caminho.

O discurso hilariante de Futre que se têm propagado e difundido de forma viral é certamente um desembocar do ridículo e da incerteza que as alternativas que os sócios leoninos tem ao seu dispor apresentam. Nota-se a existência de uma aposta generalizada na contratação de um técnico estrangeiro reputado, falando-se em Zico, Scolari, Rijkaard, Van basten. Tudo técnicos impregnados de ideiais futebolísticos um tanto desfasados da realidade que é o campeonato português. E quando se falam nos planos para reabilitar a situação económica do clube, todas as promessas se perdem num nevoeiro de fundos de investimento de origem duvidosa e apostas no mercado asiático capazes de criar lucros fantasiosamente elevados.

A minha aposta é de que independentemente de qual lista seja anunciada como vencedora esta madrugada, para o ano estaremos cá provavelmente mais uma vez a discutir o estado crítico de um clube desnorteado muito à imagem da situação do país a que pertence.

Sem comentários:

Enviar um comentário