sábado, 12 de março de 2011

O pêndulo da equipa


Numa equipa de sucesso todas as posições são importantes e podem fazer a diferença mas há uma posição no futebol moderno que está quase sempre na base de uma equipa sólida e regular. Refiro-me à posição de médio defensivo, ou também conhecido por trinco.

Eles não fazem dribles espantosos, não marcam muitos golos, não são normalmente os protagonistas principais no tão denominado futebol espectáculo. Trabalham escondidos e muitas vezes o seu valor na conquista da vitória não são devidamente reconhecidos dada a sua função ser de uma natureza mais discreta ao espectador menos atento ou mais leigo no futebol.

Os médios defensivos são hoje em dia na minha opinião uma posição de importância vital numa equipa uma vez que muitas vezes é a única figura que assegura uma ligação de qualidade entre a defesa e o meio campo. São também o primeiro verdadeiro obstáculo à progressão ofensiva do adversário, acabando por ser os trincos a ficar com uma boa quota parte dos roubos de bola e intercepções. Todo o equilíbrio posicional da equipa depende inevitavelmente das movimentações de um Javi Garcia, de um Fernando, de um Essien, de um Xabi Alonso. Foram certamente muitos jogadores importantes que deram o triplete a Mourinho a época passada mas tenho a certeza absoluta que se não houvesse alguém da qualidade de Cambiasso tal não aconteceria.

A ausência de qualidade desta posição ou até mesmo a ausência desta função na táctica e estrutura de uma equipa são talvez uma explicação mais que válida do seu fracasso. Alguém se recorda de um médio defensivo de qualidade que se tenha imposto na equipa leonina estes últimos anos?

É talvez uma das posições em que as equipas portuguesas se tem desleixado mais em investir e este pormenor pode revelar muito do futuro da qualidade do nosso futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário