quarta-feira, 2 de março de 2011

Um estranho desgaste


Os Blues decididamente já tiveram melhores dias, apesar de ontem voltarem a mostrar um bocadinho dos seus tempos de glória ao bater o Manchester United, a verdade é que neste momento se encontram a 12 pontos do primeiro lugar, ou seja, praticamente arredados do título.

No meu ponto de vista, é uma situação um bocado esquisita uma vez que os principais jogadores vitoriosos continuam lá presentes tais como Terry, Essien, Lampard, Ashley Cole e Drogba e nem no tempo de Scolari as suas prestações se mostraram tão fracas.

Sempre vi o Chelsea como uma das equipas mais completas no mundo em todos os sectores, desde um dos melhores guarda-redes do mundo, passando pela defesa sólida comandada por Terry e apoiada por laterais velozes e repletos de experiência, um meio campo forte fisicamente e tecnicamente capitaneado por um inteligentíssimo Lampard cuja descida de rendimento que apresenta neste momento talvez seja a chave dos maus rendimentos do clube. Quanto à frente de ataque continua a contar com Drogba, um ponta de lança mortífero (mas só quando se encontra motivado e emocionalmente equilibrado), sem esquecer de um Anelka sempre perigoso e matador.

Os jogadores-chave continuam lá, a massa adepta continua a ser fervorosa, o dinheiro continua a não ser um problema. O que aconteceu a este Chelsea, porque veio abaixo tão rapidamente?

O que talvez explique este fenómeno Blue, é que talvez não seja tão linear que uma equipa cuja maior parte dos jogadores já se conhecem há um tempo considerável seja uma característica importante de sucesso. O que talvez seja realidade também é que um clube que apresente sempre os mesmos trunfos talvez acabe por se desgastar, a permanência dos jogadores durante anos consecutivos na mesma equipa talvez desgaste também a sua motivação, nada ajudado pelos casos extra-futebol que têm vindo à baila envolvendo jogadores do Chelsea (ex: WAGS de Lampard, Terry e Ashley Cole).

E claro que aqui se põe sempre em questão a capacidade de liderança para abalar as coisas e olear uma estrutura que apresenta alguns indícios de ferrugem. Não acredito que Ancelotti vá conseguir mudar muito as coisas, mas entretanto que aproveite bem o seu novo reforço ex-benfica.


Sem comentários:

Enviar um comentário