sexta-feira, 26 de março de 2010

E agora?

24 de Março de 2010. Este é um dos dias que mais deverá envergonhar o futebol português nos últimos anos. Embora seja sobejamente conhecido que no plano económico-social Portugal não se encontra numa posição muito favorável, na vertente desportiva considero que Portugal tem vindo nos últimos anos a subir patamares progressivos de qualidade e de afirmação internacional. Não só temos tido a capacidade de atrair jogadores de qualidade para o nosso campeonato, de ver equipas lusas a lutar com os “tubarões” europeus como, inclusivamente, conseguimos escrever uma das páginas mais bonitas no nosso livro de recordações futebolísticas (e não só): a organização do Euro 2004.

Tudo isto não pode ser desperdiçado! No entanto, a hilariante novela a que temos vindo a assistir nos últimos meses em nada contribui para credibilizar o nosso futebol. O primeiro “indício” de que todo este processo não ia acabar bem, deu-se com o constante arrastar de toda a análise do processo sem que qualquer explicação fosse dada. Culminou, como todos sabemos, com um órgão (o Conselho de Justiça) a reduzir drasticamente a pena que um outro órgão (Comissão Disciplinar da Liga) tinha proferido com toda a pompa e circunstância. O que resultou desta fantochada toda? Dois jogadores que já cumpriram mais do que o triplo das penas a que agora foram condenados, que viram as suas carreiras reduzir em 3 meses de actividade e, muito provavelmente, serem-lhe fechadas oportunidades de subir na carreira.

Apesar de isto já ser suficientemente grave, o que considero mais preocupante é que esta será uma questão que vai ensombrar sempre este campeonato e que vai contribuir para mais umas quantas discussões inúteis entre adeptos. O “se” vai ser certamente uma das palavras mais ouvidas e esta liga irá sempre ter esta questão como pano de fundo. O processo irá certamente, arrastar-se ainda mais com compensações aos prejudicados e com mais uns recursos pelo meio e nós, adeptos, cá continuaremos a assistir a este show-off e à descredibilização progressiva do nosso campeonato sem nada podermos fazer.

Tudo isto podia ter sido evitado mas o mal já está feito. E agora?

2 comentários:

  1. Então e do caso Vandinho ninguem fala? Isso sim é uma vergonha, uma palhaçada!!!!

    Mas a resposta vai ser dada em campo....

    Sem Corrupção, o Braga é Campeão!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois o mal vai ser o "se"...sou portista, com Hulk teríamos provavelmente mais 5 ou 6 pontos porque é, como provou em Belém um grande jogador, capaz do fantástico e do mau, mas mais vezes do fantásico, e que resolve jogos, tal como aqueles em que o porto empatou com Paços e Olhanense em casa por exemplo.

    Mas também não sou mesquinho ao ponto de dizer que seríamos campeões com ele, não, há que admitir que o SLB foi melhor este ano. Mas uma coisa é certa, existe o se, nunca se irá saber, e esta Liga de 2009/10 será marcada por este caso lamentável. Tudo isto provocadopelo sr. Ricardo Costa e seus colaboradores.

    E claro, existem as compensações financeiras, pois o FC Porto andou a remunerar, e bem, muito bem, um jogador que não pode prestar seus serviçoes...quem vai compensar estes 3 meses de altíssimo salário do jogador?? Para além de questões subjectivas, mas que terão de ter valorização quantitativa, tais como mais dificil presença no Mundial, o empréstimo de Sapunaru e compra de David Addy, todas essas coisas e muito mais contam, e aí o FC Porto foi mais que prejudicado, muito mais que na vertente desportiva.

    Mas enfim, siga a rusga...

    O mais estranho para mim?? Retirou-se o castigo ao Hulk e ao Sapunaru quando o Porto já não tem hipóteses de chegar ao título, será que Vandinho não foi absolvido pelas razões contrárias...não gosto de especulação, mas lanço a questão. Ou faço d eoutra forma, se o Porto estivesse próximo do benfica, Hulk seria absolvido??

    Não sabemos nem saberemos, apenas deixo aqui os meus parabéns ao benfica, poisàamrgem disto, este ano esteve bem e merece ser campeão, infelizmente.

    ResponderEliminar