quarta-feira, 17 de março de 2010

Sistemas vs Jogadores: O que adaptar?

Confesso que sou daqueles que gosta de perceber as tácticas dos treinadores. Antes de analisar uma equipa gosto de ver o posicionamento dos jogadores e o modo como os treinadores têm a habilidade para usar as características dos seus jogadores em diferentes posições do terreno. Se é verdade que muitos dos treinadores da nossa liga afirmam convictamente que o modelo táctico que utilizam depende das características dos jogadores que têm ao seu dispor, os factos mostram-nos que, quando chegados a um novo clube, esses mesmos treinadores acabam por implementar a sua táctica predilecta, adaptando sim os jogadores ou contratando outros.

De facto, podemos claramente identificar treinadores que, independentemente dos clubes por onde passam, utilizam sempre o mesmo sistema táctico, ainda que proclamem que o que interessa é a dinâmica de jogo e de posições (de que eu não duvido!). Vejamos Jesualdo Ferreira (4-3-3 habitual), Jorge Jesus (4-4-2 losango no Belenenses por exemplo) ou mesmo Manuel Fernandes com o seu 4-4-2 que esta época já aplicou ao Leiria e está agora a implementar no “seu” Setúbal, ainda que de forma menos vincada. De igual modo, não acredito que Paulo Bento não vá aplicar o seu famoso losango no próximo clube que treinar. Tudo isto leva-me a concluir que todos estes treinadores não aplicam o que dizem: a única verdade é que têm um sistema preferido e não são eles que se moldam ao conjunto de jogadores que encontram. Preferem sim adaptar jogadores a novas posições e contratar outros que lhes permitam implementar o modelo táctico que apregoam como sendo o ideal.

Sinceramente não considero ser má solução. É o sistema no qual conhecem todas as rotinas a ser aplicadas, as posições, movimentos e tarefas a executar por cada jogador. Sentem-se à vontade e a mestria de cada um residirá na capacidade para dar dinâmica e eficácia a esse mesmo modelo táctico, tirando partido das características dos jogadores que possuem. É aí que, a meu ver, podem fazer a diferença!

E os leitores o que fariam se fossem treinadores? Certamente que todos os amantes de futebol já experimentaram jogos que nos colocam na pele de treinador. O que fizeram: usam o mesmo sistema táctico de base em todos os clubes que orientam ou mudam consoante as características dos jogadores que encontram?

1 comentário: