segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jogos de pré-época: esclarecedores?


Serão os rendimentos das equipas em pré-época um bom prenúncio do seu sucesso nas competições oficiais? Normalmente a cultura popular diz que não chegando mesmo a afirmar o contrário, ou seja um campeão de Verão nunca arrecada o título. No entanto, equipas como o Benfica de Jesus provam que não é bem assim.

A verdade é que os jogos de pré-época podem ser abordados a partir de diferentes perspectivas por parte dos treinadores. Uns optam por fazer experiências tácticas, colocando determinados jogadores em posições que não são as suas, tentando jogar com planos alternativos e novas dinâmicas nunca antes postas à prova na equipa, tudo em detrimento do resultado ou até mesmo da exibição. É uma opção mais que legítima uma vez que estas experiências constituem aquilo que normalmente é a função dos jogos de treino. Por outro lado, outros treinadores, especialmente aqueles que já têm a equipa montada, abordam os jogos de pré-época como uma fonte de reforço da cultura da vitória, dando valor ao resultado positivo e aos sucessos nos torneios de Verão.

Sendo uma equipa campeã de Verão ou não, penso que aqui o verdadeiro factor determinante é a forma como os jogadores vêem um jogo de treino e a entrega que mostram nesses mesmos jogos. Uma ilustração prática deste facto é a impressionante motivação que consigo vislumbrar nos jogadores benfiquistas na abordagem que tem feito aos jogos de pré-época. Sim é verdade, tudo se encontra facilitado através das dinâmicas mais que enraizadas da época passada e do entendimento que já existe entre os jogadores, mas de facto o nível intenso de jogo que os jogadores encarnados conseguem manter durante grande parte do tempo têm-me deixado surpreendido. E claro tudo se traduz em goleadas perante equipas de renome que se encontram ainda meio adormecidas e ainda a bocejar aqui e acolá acordando ainda de umas férias bem tiradas.

No entanto, será que poderemos dizer que a partir da pré-época já poderemos tirar conclusões de que o Benfica estará a milhas do Porto que aparenta ainda verde e fraquinho? Estou certo que não. No entanto reformulo a pergunta: será que os rendimentos das equipas que teremos oportunidades de averiguar já no próximo sábado de Supertaça nos darão já alguma ideia melhor de como será o campeonato? Talvez. A abordagem de cada equipa a um jogo oficial que vale um troféu oficial já é bem outra história. E vocês que acham?

2 comentários:

  1. Caro FS, não existe quanto a mim nenhuma teoria certa sobre o aproveitamento da pré-época. É claro que o Benfica beneficia de ter apresentado praticamente a equipa da época passada, mas também entraram jogadores novos no clube e no futebol europeu, por isso eu acho que depende muito dos treinadores. Jesus quer as suas equipas a jogar com a máxima intensidade e isso viu-se no ano passado, quer na pré-época, quer no campeonato.
    Quanto ao Porto, está longe de ser uma equipa definida porque mudou o treinador, mudaram vários jogadores e não tem contado com outros que vieram do Mundial.
    Se o Porto perder no sábado e sem ter uma equipa rotinada, arrisca-se a atrasar-se no campeonato porque o Benfica está quase imparável.

    Abraço.
    Blog do Manuel

    ResponderEliminar
  2. Eu sou apologista de que uma boa pré época dá confiança a qualquer equipa e é um sinal positivo para a equipa ter consciência que esse é o caminho a seguir...Perder nunca é bom sinal!
    Quando ao Porto, vejo um treinador bastante nervoso..talvez a sua inexperiência seja o factor determinante para a sua intranquilidade quando vê que as suas ideias não estão a ser conseguidas dentro do campo.
    O Sporting depois de muita poeira está mais calmo...talvez a querer passar despercebido para tentar surpreender no arranque da liga, mesmo assim é uma equipa que não tem plantel para chegar lá.

    Quanto ao jogo de sábado, para mim não define nada de como vai ser o campeonato. Taça é taça seja ela de Portugal ou Super, e os índices de motivação serão diferentes!
    A antivisão que faço do jogo, imagino uma equipa do Benfica a querer vencer o trofeu porque já não o vence há algum tempo e que vai certamente querer carregar no acelerador e do outro lado vamos ter um FCPorto que não vai ter tanta pressão de vencer o troféu uma vez que o venceu a época passada, e fruto das exibições pobres da pré época irá fazer um jogo defensivo e irá tentar tirar partido do contra-ataque e ter esperança que o Roberto se tenha esquecido de tirar a manteiga das luvas...

    Esperemos para ver um jogo que está a levantar muita expectativa.

    ResponderEliminar