sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Até que a máscara caiu…

Somos todos coerentes nas vitórias. Afinal, até não é muito difícil saber ganhar…

Se a nossa equipa joga bem, pratica um futebol atraente e vistoso, é unanimemente considerada a melhor equipa do campeonato, leva vantagem considerável sobre os mais directos adversários e se temos consciência que somos em grande parte responsáveis por tudo isto, sendo repetidamente elogiados pela crítica, só temos por que sorrir, ser cordiais nas conferências de imprensa, falar de fair-play, ser ética e politicamente correctos, coerentes… Afinal, (ainda) não tinha surgido qualquer imprevisto…

Até que, perante a primeira contrariedade, um empate, deixamos tudo aquilo que fingimos ser para trás, e nos tornamos arrogantes, ofensivos, duros, mal-educados e mostramos que afinal tudo o que vínhamos sendo até aqui não foi mais que uma farsa… Fomos apenas uma máscara, que nos permitiu esconder o que verdadeiramente somos.

E aí, claro, a responsabilidade não é nossa...

Aí vem ao de cima o que conseguimos esconder durante algum tempo… Vem ao de cima aquilo que verdadeiramente somos, aquilo que de mais fraco temos, aquilo que não queríamos que ninguém soubesse que fazia parte de nós…
Mas, naquele momento, não fomos capazes de nos controlar, não fomos capazes de pedir desculpa pelas figuras ridículas e patéticas que fizemos, pelo descalabro emocional revelado, pelas pessoas que pusemos em causa, por termos disparado em todas as direcções, por termos sido cobardes ao ponto de acusar aqueles que não têm direito de antena para se defenderem.

Alguém disse uma dia que odeia ser enganado… Eu também! Mas tu enganaste-me… Não perco a admiração pelo teu trabalho, não deixo de te venerar profissionalmente mas nunca conseguirei olhar para ti da mesma forma porque antes de seres treinador, és um homem, com um “h” pequeno, pela pequenez demonstrada perante a primeira contrariedade!

Se na hora do empate reagiste assim, como será na primeira derrota? Ou acreditas mesmo que és invencível?

Podemos enganar todas as pessoas durante algum tempo, algumas pessoas durante todo o tempo, mas seremos sempre incapazes de enganar todas as pessoas durante todo o tempo!

13 comentários:

  1. Parabéns por este brilhante post!

    Saudações.
    Blog do Manuel

    ResponderEliminar
  2. antes de mais aviso k n vi o jogo nem sequer a reacçao dele que o levou a ser expulso.
    no entanto, entendo que uma peasoa tao habituada a ganhar tenha um comportamento menos correcto na altura em que as adversidades aparecem (tal cm o mourinho).
    apesar de nao ter gostado do que vi acho que este jogo foi bom para o AVB descer a terra.

    ResponderEliminar
  3. Numa altura que se critica a imparcialidade da comunicação social, e sendo este blog, não só um espaço de critica mas de comunicação, penso que se devia escrever com maior imparcialidade.
    Este post tem a sua veracidade, mas deveria ser escrito numa terceira pessoa, e não virada para "a nossa equipa", para a primeira pessoa do plural, poderá ser a tua equipa, mas não é a de alguns leitores deste blog. Assim, poderia ser u post para alguns clubes, ou treinadores, como disse o Senhor Matias, de José Mourinho.

    Deixo assim apenas uma dica para futuros post, sejam mais imparciais, que assim ganham mais leitores e credibilidade.

    ResponderEliminar
  4. Realmente mesmo imparcial este post...até que enfim a máscara caiu e se viu que és benfiquista...sabes porque não gostas dele? Porque ganha...Sabes porque não gostavas de Mourinho e agora o adoras? Porque ganhou no Porto e também era assim...MENTIRA?? Não...

    Mais, ele pediu desculpa, e retratou-se...quantos têm essa dignidade?


    Para finalizar e espetar a faca de vez...Dizes que o AVB não soube perder, o "vosso" Jorge Jesus não soube perder este ano, por ex. em Guimarães, onde apesar de 2 erros do árbitro o Vitória foi melhor, e não soube ganhar, do ano passado recordo só o episódio com Manuel Machado, aquele dos 4 dedos erguidos (ah pois, era um sinal para os defesas...)...Esse sim, foi um comportamento vergonhoso e indigno...Nem sabe perder nem ganhar...o "nosso" só não sabe perder...ainda bem...é sinal que não estamos habituados a isso...


    Embrulha e responde se quiseres---

    ResponderEliminar
  5. Bem, pelo comentário parece que o Mourinho começou a carreira no Porto...

    O AVB e o Porto acabam de perder a credibilidade com esta brincadeira, ficaram sem moral para criticar qualquer erro. Ainda por cima ele disse que o faria em público para as TV's, mas acho que o fez através de um comunicado publicado no site oficial do club...

    O SLB pode não ter jogado para ganhar em Guimarães, como em outros jogos (Schalke por ex), mas um benfiquista reconhece isso, enquanto ao contrário isso não existe, e nem sequer admitem que são favorecidos em alguns jogos...

    E ainda por cima atiram sempre a mesma jogada, porque não têm mais nada para falar.

    Meus caros, abram os horizontes clubistas, vejam o que está a frente dos olhos e deixem a hipocrisia de lado.

    ResponderEliminar
  6. Tiaguinho, isso do mesmo discurso é mais para vocês, sempre que estão atrás é a mesma coisa...deixem-se disso...reconheçam quando os outros são melhores, também reconheço que a época passada o Benfica foi o melhor.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que vocês falam mal, detestam, e criticam Villas-Boas, é sinal de que lhe reconhecem qualidade e que o temem...já vi esse filme com Mourinho e com Adriaanse na altura...não vi com Victor Fernandez por ex...porquê? Já referi...

    O mesmo acontece com os jogadores, os detestados e criticados são os que são temidos e reconhecidos, como Hulk, Ronaldo, etc...mas isso aplica-se a vocês mouros e aplica-se a toda a gente...os portistas criticam e detestam os melhores dos adversários e ignoram os que não lhes merecem respeito.

    ResponderEliminar
  8. Se reconheces que o SLB foi no ano passado, tens de ter cuidado, porque deves ser o único, e ainda podes ser apedrejado na cidade do Porto.
    Eu reconheceria quando o Porto joga melhor, mas não quando são escandalosamente favorecidos, e acho que não preciso de referir jogos pois não, ou deverei? Se sabes reconhecer umas coisas também deves saber reconhecer outras...
    Não são só os benfiquistas que criticam Hulk, os portistas também, não sabe jogar em equipa e até o próprio AVB referiu isso, ou Ronaldo, toda a gente vê que é grande jogador, mas falta-lhe um pouco de humildade.
    Mas eu ouço mais criticas ao Jesus que vindas de portistas que nossas ao AVB, e não sei porquê, faz grande trabalho no Belenenses, depois fantástico no Braga, e leva o SLB a campeão com futebol bonito, e louvado em toda a Europa...

    ResponderEliminar
  9. Devo ser o único? Não vás por aí...reconheço que o Benfica a época passada foi a melhor equipa, apesar disso, foi campeão numa época cheia de peripécias, entre túneis e penaltis fantasmas, não invalidando o resto...

    Quantos aos jogos que te escusas-te a referir, acho que necessitas referir sim,para mim temos sido claramente os melhores, e vocês não estão nem perto do desempenho da temporada passada, daí a nossa liderança nesta altura.

    De tudo o que se falou de arbitragens contra o FC Porto só vejo claramente a mão de Rolando na Madeira, de resto não vejo assim tanta coisa pra tanto barulho...no Rio Ave houve de facto um penalti de A.Pereira que logo na ora vi, mas num lance que é precedido de fora-de-jogo...sim é, apenas foi abafada essa parte. Mais? Em Guimarães um fora-de-jogo escandaloso a Falcão, um penalti sobre Varela frente ao Beira-mar, aquela ESCANDALOSA arbitragem na Supertaça, em que 4 ou 5 jogadores do Benfica eram expulsos, etc...
    Não nos tirem o mérito desta época, como eu não tiro o vosso da época passada apesar de tudo, sim de tudo, de muita roubalheira e empurrões à vossa equipa...só não vos vi foi tão indignados a época passada.

    ResponderEliminar
  10. Meus caros
    O Zoo do futebol nacional (Aguia,Dragão e Leão), são invariavelmente os mais beneficiados deste futebolzinho indígena.
    Por muito que esperneiem em falar mal dos apitadores, ninguém minimamente inteligente os leva a sério.
    Vilas-Boas, ao retratar-se deu um pequeno passo, mas não foi honesto no todo, porque ignorou simplesmente o óbvio, que era reconhecer que foi beneficiado, pelo facto de o adversário ter sido espoliado de uma grande penalidade.
    Se tivesse falado nisso, Vilas-Boas teria dado um grande passo para a credibilização do nosso futebol e acima de tudo, teria crescido como homem.
    Quanto a Jesus, é apenas um que lhe saiu a sorte grande, mesmo sem a merecer.
    Cps
    S. Guimarães

    ResponderEliminar
  11. Tudo bem tens razão, mas não creio que o FC Porto tenha sido beneficiado em Guimarães...quem deveria ter sido expulso do Porto foi, ao contrário dos jogadores do Vitória que deram cacete por trás, e pelo menos 1 era expulso; tivemos 2 foras-de-jogo mal assinalados, 1 deles que pôs Falcão apenas com Nilson na frente, e quanto ao penalty que falam, na minha opinião estão os 2 jogadores a agarrar-se, mas se fosse marcado não era escândalo, apesar de achar que não era.

    ResponderEliminar
  12. Ora nem mais. Estou de total acordo com este post. Admirava-o bastante mas com aqueles comentários perdeu muito valor, sem dúvida que perdeu. É bom treinador, isso ninguém pode negar, mas perdeu muito valor.
    Raquel Ferreira. *

    ResponderEliminar
  13. Quando me disseram para visitar este blog que era um blog imparcial,eu fiquei um bocado surpreendido (Seja ele qual for o blog, em pouco tempo se descobre a cor). Opôs ter lido este texto fiquei convencido que afinal não passa de mais um blog gerido por pessoas que não são afectas ao Fc Porto. Ao contrário de que aqui se diz o André Vilas Boas teve coragem de vir dizer a publico que afinal não foi pénalti. Nunca vi nenhum treinador fazer o mesmo. Em Guimarães os dirigentes do SLB vieram reclamar 2 pénaltis (discutíveis ou não) e 2 fora de jogo (um deles claramente desmentido pelas câmaras), mas nesse lance ninguém teve a coragem de vir reconhecer o seu erro. Lembro me que no programa dia seguinte o comentador afecto ao Benfica perante as imagens televisivas e vendo claramente que afinal estava fora de jogo, arranjou a desculpa de que, como a bandeirinha estava adiantado em relação ao último defesa, este não deveria ter assinalado fora de jogo. E que moral têm vocês para criticar o AVB.

    ResponderEliminar