quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Comunicar tacticamente

Se disser que estar tacticamente perfeito num jogo é meio caminho andado para a vitória, penso que todos concordarão comigo. Afinal de contas, quanto mais e melhor um conjunto for capaz de tapar os espaços de forma precisa a nível defensivo e alargá-los no domínio atacante, mais probabilidades terá de sair vencedor.

Assistia ontem ao jogo Universidad Las Palmas – Atl.Madrid para a Taça do Rei (0-5) e dei por mim a pensar no papel ingrato que um treinador tem. Se tiverem oportunidade, revejam o 3º e 4º golo e perceberão rapidamente o que quero dizer. De facto, por muito que um treinador estude os adversários, ensaie exaustivamente o sistema táctico a implementar e os processos ofensivos e defensivos a executar, se não tiver jogadores que sejam suficientemente capazes de transpor esses princípios para o terreno de jogo, um treinador estará condenado ao fracasso.

É neste contexto que surge o especial realce que quero dar àqueles jogadores “invisíveis” que conseguem equilibrar as equipas. Estes conseguem, simultaneamente, ler o jogo do adversário e os movimentos dos seus colegas de equipa. Usando estes “dados”, posicionam-se de forma perfeita no sentido de, não só darem constante apoio ao nível do passe aos seus colegas de equipa no processo ofensivo da mesma, como rapidamente descerem no terreno e equilibrar a equipa defensivamente.

Moutinho consegue, neste momento, ser tudo isto! Já várias vezes referido por comentadores desportivos, é impossível não deixar de salientar o papel que desempenha neste FCPorto. Ainda que não tão exuberante como outros no plantel, conseguiu pela sua excepcional capacidade táctica ser, a par de Hulk o elemento preponderante na equipa azul e branca. Contudo, se Hulk decide ofensivamente, a verdade é que Moutinho consegue ser imprescindível nos dois processos da equipa.

Felizmente para todos nós, Moutinho parece estar a ser finalmente aproveitado na sua melhor posição na Selecção Nacional o que permite não só equilibrar a equipa como potenciar outros jogadores.

Como ele há muitos outros por esses campeonatos fora que, por não ocuparem lugares mais adiantados no terreno, nem sempre brilham como os outros para a opinião pública. É precisamente por tudo isto, que o meu voto para melhor jogador do ano transacto vai direitinho para Xavi!

1 comentário:

  1. Fazendo jus a este post:

    Lucho Lucho Gonzaleeeeeeeeeeez, Lucho Lucho Gonzaleeeeeeeeeeeeeez, Luchooooooooooo
    Gonzaleeeeeeeeeeeeeeeez!!!!

    ResponderEliminar