sábado, 9 de outubro de 2010

Os Intocáveis


Os primeiros olheiros começam a ser os amigos e os vizinhos. Nos recreios das escolas, nos ringues e nas ruas dos bairros, durante as nostálgicas jogatanas habituais entre os colegas, já algo de invulgar começa a despontar. É ele a vedeta, o craque, o miúdo em que não se hesita em escolher primeiro para a sua equipa. É o rapaz que finta todos, faz coisas incríveis, faz os passes de génio, que faz os golos parecendo tudo fácil, com ele na equipa todos sabem que a vitória é certa!

O miúdo craque começa a acreditar que realmente é muito bom no que faz e nem vacila em entrar no clube local, começa a ficar obcecado com os treinos e em melhorar naquilo que ele é e acredita ser um génio. Os jogos do clube são para ele iguais às partidas de rua com os amigos e volta a brilhar e a dar nas vistas. No meio de enorme genialidade, o brilho chega aos olheiros dos grandes clubes. O estrelato é já ali, tão perto, tão fácil de se agarrar, o ciclo vai-se repetindo até que por fim chega-se ao topo e faz-se um ídolo, uma estrela galáctica perante a qual o mundo faz uma vénia.

No entanto, há fases assim. Com o sucesso, elevam-se exponencialmente as expectativas que acabam por não ser satisfeitas. Os passes falham e os remates saiem precipitados, tudo realçado pelos resultados insatisfatórios da equipa. Como adeptos frustrados e furiosos, tornamo-nos de memória curta e recorremos à acusação fácil. Afinal ele não era uma estrela? Não era ele o génio que nos iria conduzir à vitória? Porque ganha tantos milhões então? Tirem-no já! Ponham-no no banco!

Mas no fundo, bem no fundo sabemos que não é isso que queremos. O treinador também sente o mesmo e por isso não o faz. Porque afinal de contas para nós continua a ser a estrela, o ídolo, a vedeta, o rapaz em que todos nós sabemos, como bem sabiam os seus extasiados colegas da escola e amigos da rua, que a qualquer momento poderá surgir o rasgo de génio que levará à tal vitória certa e que tal será impossível se ele estiver no banco. Há jogadores assim. Intocáveis. Aqueles que escolheríamos sempre primeiro para a nossa equipa.

Ontem vimos um deles.

1 comentário: