segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jorge Jesus – treinador vs homem


Em 30 de Novembro de 2010 critiquei duramente Villas Boas pelas tristes e vergonhosas figuras que fez no final do célebre Vitória – FCP. Recentemente, fui desafiado a comentar as cenas de JJ no final do SLB – Marítimo. Desafio aceite parcialmente na medida em que nunca neste blog escrevi sobre arbitragem e não será hoje que o irei fazer.

Assim, importa analisar JJ sob dois pontos de vista: o treinador e a pessoa.

Enquanto treinador, ninguém questiona o seu enorme valor e a forma como valoriza os activos de que dispõe. É um homem com método, cujo sucesso deriva do seu próprio trabalho e não do encosto ao melhor do mundo: o que conquistou deve-o a si próprio, algo que nem todos se podem orgulhar…

Enquanto pessoa, e falando do último caso concreto, a atitude de JJ peca por não ser um caso isolado mas por já ser repetida uma vez que num passado recente quis imitar Scolari, parecendo mais um pugilista do que um treinador de futebol.

Poderemos sempre dizer que uma guerra tem dois intervenientes, mas nas muitas guerras do futebol português, JJ é denominador comum, tendo vários colegas de profissão que o consideram personna non grata: Augusto Inácio, Manuel Machado, AVB, Domingos Paciência, Jokanovic, etc… Porque será?

As suas atitudes e comportamentos merecem ser criticados com enorme intensidade e repúdio por todos os amantes de futebol. E como o exemplo deve vir de cima, deveriam ser os próprios dirigentes do Benfica a incitarem JJ a alterar o seu comportamento.

Em vez de confiança demonstra arrogância; não conhece a palavra humildade; não conhece a palavra erro (apenas a conhece para os outros…); não faz ideia sobre o que é pedir desculpa; tem um sentimento de soberania absolutamente assustador; intitula-se o inventor da defesa à zona; promete ganhar a Champions e quase nem se apurou para a Liga Europa, etc… etc…

Por estas e por outras, é que acho que enquanto pessoa, não está à altura do clube que representa. Contudo, reitero que o que interessa são os resultados e nisso, ninguém o pode acusar de nada. Mas devia refinar o seu comportamento. Afinal, representa aquele que é, de muito longe, o maior clube português: o único que mesmo estando no segundo lugar, na prática afastado do título, num Domingo ao fim da tarde, num jogo com o Marítimo, transmitido na TV, consegue juntar 54.991 pessoas no estádio (recorde absoluto da presente época).

Se fosse um clube qualquer, AVB serviria. Assim, o Benfica é obrigado a refinar o comportamento do seu treinador.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tinha escrito um comentário dizendo que o Coentrão passaria a usar vaselina mas depois apaguei-o porque se calhar a sua visão não está 'toldada' pela dificuldade em se sentar hoje e assim sendo vou apenas dar o meu ponto de vista:

    Não sendo o FutebolStorming um adepto do Sport Lisboa e Benfica, nascido faz hoje 107 anos nas traseiras do emprego de um dos moços pobres que teve a ideia e fundar um clube é-lhe difícil entender porque gostamos nós tanto de JJ.

    Gostamos do JJ assim como os adeptos do Real gostam do Mourinho porque somos do POVO. Não temos sangue azul nem fomos fundados por um neto de Visconde nem temos as nossas origens em banqueiros e massa humana baseada no ódio regional.

    Nós somos aquela massa popular que não leva desaforo para casa, que defende os seus que não bebe chá e não aceita que quem tem falta dele venha a nossa casa provocar desacatos!

    Somos se calhar aquele taberneiro que impõe respeito enquanto o meu amigo é mais aquela tia de cascais que de tão imponente permite actos de pedofilia no seu jardim!

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo Três, sabia que eras homem para o desafio, e lanças-te um bom post, parabéns sinceros...tudo o que penso, grande treinador, homem baixo. E de facto os grandes são aqueles que são grandes treinadores e grandes homens.

    Quanto a comparações, ou sem ser comparações, simplesmente avaliações a AVB, tem mostrado qualidade, tem mostrado alguma dignidade como homem (claro com seus arrufos em conferências, mas defende um clube grande e com rivais), mas ainda é cedo e ele é novo e tem uma carreira muito curta para podermos fazer uma análise definitiva quanto a isso. A amostra é positiva e deixa bons sinais, mas só o tempo nos dirá o que é realmente AVB.

    Parabéns Três.

    ResponderEliminar
  4. Sr. Carlos Alberto, sois é o clube que foi do regime, tal como o Real Madrid (ah, esqueceu-se dessa comparação), o clube que domina a comunicação social, o clube que mina a opinião nacional no que a futebol, diz respeito. Sois um clube estruturado com adeptos cujo as mentiras que dizem muitas vezes se tornam verdades, e cujas verdades se tornam verdades absolutas e sobrevalorizadas. Sois um clube cuja pressão institucional que fazem tem muito mais peso que qualquer outro, um clube cujas receitas muitas vezes são quase oferecidas e cujas dividas são algumas vezes perdoadas.

    Sim são um clube do povo, como são os outros, o FC Porto não é um clube do povo?? O Paços não é um clube do povo?? A Naval não é um clube do povo?? O Vitória de Guimarães, o Braga, o Beira-Mar, etc etc etc não são clubes do povo?? E sim, porque os clubes não fazem a sua história só na fundação, nem ficam parados no tempo, nem se confundem com meia-dúzia de notáveis que aparecem na tv, o Sporting também é um clube do povo. É um clube com milhões de adeptos também, serão todos esses milhões bancários e aristocratas?? Não me parece...

    Já o Real Madrid vá ler a sua história e veja quem em Espanha é o clube dos aristocratas...em Espanha o Real mistura essa parte do Sporting, com o a protecção feita ao Benfica e o facto de ser o que tem mais adeptos e ser o clube que foi do regime.

    Quanto ao FutebolStorming, sendo um blog, não tem personalidade pensante, logo não tem clube, é sim, feito e estruturado por algumas pessoas, que pelo que sei, são adeptas de diferentes clubes, pelo menos uma delas, do Benfica, não interessa qual, mas acho que a maioria até é do Benfica.

    Quanto à personalidade do JJ, se achas que é a melhor, e que reflecte o povo, tu la saberás o que se passa em tua casa, na minha casa e de minha família, que somos todos do povo, e de diferentes clubes, não se passam essas atitudes.

    ResponderEliminar
  5. E já agora, gostaria que estivesse gravado o que dizias do Mourinho quando era treinador do FC Porto. E depois nem compares as atitudes de um e do outro. O Mourinho não anda pelo relvado a empurrar e a insultar tudo e todos com ar de galifão, nem anda ao soco com adversários, o facto dos adversários o odiarem é pela forma como os pressiona mentalmente, psicologicamente, pela forma como nas conferências de imprensa e não só, através de palavras diz o que pensa, não pela forma como se quer impor no meio dos arrufos físicos.

    Já agora, o Mourinho treinou, e adorou treinar, já tendo dito que foi a experiência que mais o marcou, um clube da zona chique de Londres, um clube de adeptos ricos e da zona rica de Londres (que sendo também povo, dentro do teu entender não são)...e que também o adoravam...

    Às vezes a azia cega...

    ResponderEliminar