quarta-feira, 9 de março de 2011

A (in)dependência da imprensa desportiva portuguesa

A imprensa desportiva portuguesa intitula-se independente. Será que alguém acredita nisto? Eu não.

Faz-me um pouco de confusão como é que depois de um jogo em que o FCP ganha, de forma sublime, em Espanha ao Sevilha, há jornais que na capa põem a foto de Jorge Jesus a antecipar o jogo do Benfica contra o Estugarda; porque não recordar quando o Porto perdeu a Supertaça Europeia contra o AC Milan e, um diário desportivo português, publicou na capa: “Supertaça em mãos portuguesas: parabéns Rui Costa”

Da mesma forma que, de repente, alguma imprensa passou a dar um destaque brutal à Taça da Liga. Porquê? Porque, juntamente com a Taça de Portugal e com a Liga Europa, são as únicas competições em que o maior clube de Portugal ainda tem algumas hipóteses, dado que o título de campeão nacional já está (bem) entregue à equipa mais regular e que merece ser campeã – FCP.

Assim, com este post quero apenas reiterar a importância que a Taça da Liga tem: quase nenhuma!

Contudo, e percebendo que a imprensa desportiva é um negócio, e que faz as manchetes em função das vendas e não em função do mérito das equipas, entendo que importa termos a frieza para perceber quando é que uma manchete é parcial tratando-se muitas vezes de entrevistas encomendadas, títulos a pedido, etc.…, que conseguem facilmente influenciar aqueles que se deixam iludir com os títulos facciosos encomendados pelos clubes.

É um facto que a grandeza do Benfica leva a que a maioria das capas dos jornais seja do Benfica, com excepção do folhetim desportivo diário do FCP (por alguns denominado “O Jogo”). Contudo, e falando em concreto da Taça da Liga, importa percebermos que este é um exemplo que nos obriga a estar atentos para não nos deixarmos iludir sobre a orientação que os jornais desportivos querem que os leitores sigam. Aquando do jogo do Paços com o Nacional, foi destaque na capa de alguns jornais, as declarações do treinador do Paços dizendo que queriam fazer história se ganhassem ao Benfica. É um facto que farão história se isso acontecer mas, importa salientar que a Taça da Liga não tem a importância que alguns jornais lhe querem dar. Só tem essa importância, porque o Benfica está lá e os jornais estão condicionados por isso.

Assim, deixo apenas uma sugestão: porque não seguem os jornais desportivos o exemplo dos jornais espanhóis? Cada um assume a cor clubísitica que todos nós conhecemos e tudo fica mais simples – conseguimos perceber nitidamente a opinião que estes nos transmitem.

Parabéns à enorme independência que o melhor jornal digital consegue manter (maisfutebol) não estando refém de nenhum clube, ao contrário da imprensa desportiva em suporte papel.

PS: este texto foi escrito antes do início do jogo Braga - SLB. Mesmo assim, e independentemente do resultado, é mais que óbvio que o Benfica não tem a mínima hipótese de chegar ao título.

3 comentários:

  1. Juro que acabei por fazer uma gotinha de xixi ao ler que o maisfutebol era independente e nºao estava refém de nenhum clube.
    Quanto à Taça da Liga tem a importância de ser uma competição Oficial que por um acaso da história e de 3 batatas o ano passado em Loulé nunca foi ganha pelo Porto.
    Claro que o FutebolStorming acha que a SuperTaça... isso sim é uma coisa importante. ehehehehe
    É como o maisfutebol... iseeeennnntos e indepeeeendentes. Ai que tenho de ir ao WC! (não confundir com nenhum estádio coberto de azulejos)

    ResponderEliminar
  2. Sim a SuperTaça é mais importante que a Taça da Liga, mas muitíssimo mais, só não dizes porque o Benfica não a ganhou este ano e está na final da taça da cerveja. Se me falasses na Taça de Portugal já era outra história...

    Pois não, o FCP nunca ganhou a taça da cerveja, também nunca lhe deu a importância que esta não tem. E vocês lampiões, ganharam alguma vez a Taça Intercontinental?? E a Supertaça Europeia??

    Desculpa ter tocado neste assunto sensível.

    ResponderEliminar
  3. E por falar em 3 batatas, mais recente que isso houve um clube que apanhou 5 batatas doutro...e não, não estou a falar do Real frente ao Barcelona.

    ResponderEliminar