sábado, 19 de março de 2011

Um futebol mais inteligente


No futebol são valorizadas diversas aptidões de um jogador quer sejam de cariz técnico ou então de cariz mais físico. Podemos observar uma variedade enorme de características de jogadores cujo aproveitamento pode ser melhor ou pior consoante o seu papel e o seu “encaixar” nas estratégias delineadas pelos treinadores numa época.

No entanto, um pormenor importantíssimo que gostaria de lançar em debate é a conclusão de que o futebol está num patamar de evolução em que nunca dependeu tão pouco das qualidades e aptidões físicas dos jogadores.

Podemos ver uma equipa como o Barcelona a jogar como exemplo. A melhor equipa do mundo (opinião pessoal claro está) baseia a quase totalidade do seu jogo na qualidade técnica dos seus jogadores. Os principais protagonistas tais como Messi, Xavi, Iniesta e Villa, não são reconhecidos propriamente pelo seu poderio físico e velocidades estonteantes, mas mais pela sua inteligência de jogo na desmarcação e posicionamento, pela sua técnica de drible, passe e finalização. Toda a equipa do Barcelona é talvez um exemplo óptimo da supremacia cada vez maior do cérebro de uma equipa em detrimento do seu músculo.

Esta análise leva também inevitavelmente a comparações do valor futebolístico de carácter mais individual. Cristiano Ronaldo é um verdadeiro atleta de físico impressionante, e muito se baseia nesta qualidade para o desenvolver do seu jogo. Apresenta de facto uma técnica completamente fora do comum, no entanto nota-se que aposta muito na sua força física e capacidade de explosão para ultrapassar os adversários e criar oportunidades de golo. Já em Messi, apesar de ser dotado de uma boa velocidade, é um jogador que se apoia mais na sua habilidade e clarividência táctica, mostrando pormenores de um talento técnico inato dificilmente superado, tendo-se como exemplo mais recente o seu golo soberbo que marcou contra o Arsenal.

E agora pergunto qual destes dois jogadores será de qualidade mais duradoura e intacta? Um Cristiano Ronaldo que aposta em muito na sua superioridade física, mas físico esse que está prestes a entrar no pico da sua performance e a partir daí será sempre a descer ou um Messi cuja inteligência em campo, incrível leitura de jogo e capacidade de passe e de drible soberbos dificilmente se apagarão do código genético desta pequena divindade no futebol? A resposta só Deus saberá mostrar.

3 comentários:

  1. Na minha opinião Ronaldo é o melhor, ponto final.Quando falas que o futebol cada vez é mais pensado e cerebral e menos físico tens razão, mas quando vemos que o campeão europeu é o Inter, que confia bastante no físico e no músculo da equipa, também vemos que essa abordagem é bem sucedida.
    Boa analise.

    Comenta a frase da semana no Império!

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Vote e deixe a sua opinião, no post do Maicon vs Daniel Alves.

    No http://artigosdefutebol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Na minha opiniao acho q nao deve haver comparaçoes, agora devem se questionar, porque??
    Explico ja, antes de mais têm de observar o fisico dos atletas, ronaldo é alto, pernas maiores, logo podera ser mais rapido e mais forte, devido á maior area para suportar mais musculos. Ronaldo aproveita o que tem, é rapido, forte, alto e vive disso. O messi teve -se de adaptar, 169cm , levezinho, e se quisesse fazer o mesmo q o ronaldo faz, ele nunca conseguiria, porque o fisico de ambos nao permite. Messi adaptou-se da melhor forma, INTELIGENcia! ele teve de puxar mais pela cabeça, admiro muito devido ás suas características físicas, é lógico q o ronaldo individualmente é mt mais forte, mais rapido , etc, mas o messi, joga e faz jogar, se arranjarem 11 messis , a equipa joga d +, porque a equipa pensa o jogo, são rápidos a executar, e são inteligentes a jogar, enquanto ronaldo é preciso jogarem para ele. é a minha opinião


    Futebol é um desporto coletivo, é por isso que o messi ganhou mais coisas ;)

    ResponderEliminar