quarta-feira, 23 de março de 2011

O futebol português, as pedras e os comunicados…


Falemos do futebol português: pedras, pontes, vidros partidos, feridos, etc.…

Situações destas são lamentáveis para o futebol e são o reflexo do país em que vivemos.

Infelizmente, toda esta crispação e este clima foram criados única e exclusivamente por dois senhores: Pinto da Costa e LFV.

Estão apenas a colher aquilo que semearam.

Alguém acredita que isto irá parar? Eu não. Não acredito pelo simples facto de num futuro próximo se disputarem dois (talvez três…) jogos entre Benfica e Porto.

Nesta história não há inocentes. Os culpados são os dois, em proporções iguais.

Quero reiterar que lamento e condeno vivamente toda e qualquer agressão e/ou tentativa de ajuste de contas.

Contudo, sou demasiado ingénuo e há algo que não entendo: alguém leu algum comunicado do Vitória de Guimarães, do Braga, do Paços de Ferreira, do Sporting, do Rio Ave, ou de outro clube qualquer, a lamentar as agressões ao carro onde seguia Luís Filipe Vieira?

Eu não. Apenas li um comunicado do Futebol Clube do Porto. Porquê o Porto? Coincidência ou peso na consciência?

Confesso que me fez confusão ler o comunicado do FCP a lamentar as agressões e a afirmar que nada tem a ver com a situação.

Porque sentiu o FCP necessidade de se justificar perante uma situação em que (alegadamente) nada tem a ver?

1 comentário:

  1. Pelo contrário. Acho que todos os clubes o deveriam ter feito, sobretudo FCP, SCP e SLB pela responsabilidade que têm no futebol e desporto português, e pela grande massa adepta que mobilizam.
    Uma vez que este caso infelizmente não foi nem será único, pois adeptos e responsáveis de todos estes clubes já sofreram situações semelhantes mais ou menos recentes, e uma vez que, como disse, são os clubes que mais adeptos mexem, que mais polémicas concretizam, que mais rivalidade mútua ostentam, é de todo o bom senso que façam comunicados, sejam as vítimas de que clube forem. Aliás, penso que os comunicados deveriam ser mais agressivos para com estas situações.

    Por outro lado, penso que por um lado, de facto os responsáveis dos clubes têm a sua cota parte na responsabilidade pois incendeiam o ambiente entre adeptos, mas, de certeza que o objetivo não é este, não têm culpa de haver estúpidos, jagunços, irresponsáveis e animais como adeptos nos seus clubes, e sim, estas pessoas é que deveriam procurar ajuda. Eu não confundo pequenas guerrinhas clubísticas (que também têm de haver, e em Espanha por ex é igual) com motivação à violência, e tenho a certeza que 99,9% dos adeptos de cada clube não seriam capazes de fazer todas estas coisas que foram acontecendo ao longo do tempo. Mas infelizmente há sempre 0,01% de animais que não pensam racionalmente. Sem ofensa aos animais ditos irracionais.

    Parabéns pelo post, é oportuno...como já foi vezes e vezes antes.

    ResponderEliminar