quinta-feira, 7 de abril de 2011

O FMI do futebol

Sim, parece-me inevitável misturar o futebol e a política num dia como o de hoje. Afinal, ficará na história como o dia em que pedimos ajuda ao resto do mundo por mostrarmos que não somos capazes de resolver os nossos problemas.

Contudo, penso que seria de bom tom aproveitar já e pedir também aos outros (sejam europeus ou americanos) que nos ajudassem também no futebol. Ou alguém acredita que seja possível resolver o estado vergonhoso a que chegou a guerra (sim, infelizmente já é uma guerra) entre Benfica e Porto?

Não está em causa quem é o culpado: os dois! Desde não entrar com as crianças do Benfica, apedrejar o carro de LFV, apagar a luz do estádio (que episódio ridículo!), ligar a rega (para imitar o Barcelona…), bolas de golfe, tiros, sangue, polícia e cães para tomar conta de jagunços, palhaços, javardos, inconscientes, anormais, vulgo, claques organizadas, tudo isto são episódios que devem envergonhar toda a gente.

Mais grave que isto, é ouvir adeptos do Benfica dizer que acharam bem o apagão e a ligação da rega. Isto faz-me acreditar que esses adeptos deveriam ser internados numa casa de saúde mental…

Uma vez que não vejo ninguém neste país com capacidade para resolver este problema, e a tendência é a violência aumentar exponencialmente (o próximo episódio será na eliminatória da Taça) penso que seria bom pedir a José Sócrates que incluísse também um pedido de ajuda para que alguém mostre a LFV e PC que violência gera violência e que a violência pode ser incitada através de simples (?) comunicados…

Desenganem-se aqueles que pensam que este pedido de ajuda está longe, revestindo-se de carácter utópico e desnecessário: também um dia ousamos achar que iríamos ser capazes de resolver os nossos problemas enquanto país – hoje verificamos que, afinal, não somos tão capazes como um dia achamos.

Que chegue depressa o dia em que sejamos humildes para pedir ajuda para que adeptos e dirigentes saibam como se comportar.

Sem comentários:

Enviar um comentário