sábado, 16 de abril de 2011

Um país Special

Existem treinadores que mesmo sendo impossível vislumbrar a forma como lidam com os jogadores no balneário e nos treinos, apresentam visivelmente aquele carisma e aquela ligação de cumplicidade e de confiança com os elementos do grupo.

É certamente irónico. Um país deprimido que vive numa fase muito complicada e cujo maiores problemas que defronta se devem à falta de uma liderança forte e objectiva, é ao mesmo tempo um país fértil na produção de líderes competentíssimos no futebol.

Temos neste momento quatro treinadores portugueses presentes nas meias-finais das competições europeias. Este facto certamente tem algum significado. José Mourinho, André Villas-Boas, Domingos e Jorge Jesus representam certamente toda a seriedade com que o futebol português dá ao estudo e metodologia do treino e às competências de liderança de uma equipa.

Todos apresentam pontos em comum: são estrategas inteligentes, os jogadores adoram-nos, são comunicativos natos, sabem manipular as conferências de imprensa a seu favor, defendem todo o seu grupo de trabalho com unhas e dentes.

Outro ponto importante de salientar é que, com a excepção de Jorge Jesus, estes treinadores portugueses de sucesso fazem parte de uma geração jovem rejuvenescida em termos de ideias e métodos que  são capazes de marcar uma nova geração de treinadores.

Afinal temos líderes de qualidade em Portugal, pena só existirem no futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário