terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quando o talento não basta


"Não estou surpreendido com o declínio do Ronaldinho. Eu vi que estava a chegar. A sua condição física foi sempre precária, mas ninguém pode duvidar do seu talento"

Ancelotti

"Eu convivi com o Ronaldo nos meus últimos tempos como jogador. Já era um miúdo que gostava muito de trabalhar e que tinha um grande potencial e isso foi sempre dito pelos vários treinadores que o acompanharam. Mais do que o seu talento, há que destacar o grande profissional que Cristiano Ronaldo é."

Paulo Bento



Quando os vemos jogar os nossos olhos brilham, deliciamo-nos com os seus pormenores, os seus passes de génio, a sua clarividência na leitura de jogo, os seus golos de outro mundo. No entanto, há diferenças cruciais.

Já bem nos acostumamos a apreciar os enormes talentos futebolísticos produzidos no Brasil. Mas nada nos preparou para o craque fenomenal que é Ronaldinho. Por entre a sua humilde figura e cara sempre sorridente de garoto brincalhão e ingénuo, esconde-se uma magia inigualável que nos conquistou completamente, principalmente quando vestiu as míticas camisolas do Barcelona e da Selecção Brasileira. Com ele o futebol tinha momentos em que punha de lado o rigor e a frieza e passava a ser o divertido e mágico desporto de rua e de recreio da escola que tanto preencheu a infância de muitos de nós.

Apesar do seu indiscutível talento, Ronaldinho durou pouco. Após a sua saída do Barcelona e agravado pela sua repentina ausência das convocatórias para o escrete, passou a ser uma estrela de segundo plano do futebol mundial. Há ainda jogos em que ele consegue voltar em grande e hipnotizar o público, mas são cada vez mais raros. Agora está em vias de se despedir do futebol europeu e voltar para o seu país de origem. Questionámo-nos sobre o porquê relativamente à rápida queda de Ronaldinho. E as respostas tornam-se obviamente fáceis de se deduzir quando nos deparamos com as suas habituais e despropositadas saídas à noite, sobre a sua falta de entrega nos treinos, sobre as constantes faltas de forma física com que se apresenta e que tanto fazem torcer o nariz dos treinadores. Certamente não terá sido coincidência ter sido “despachado” por Guardiola, Dunga, e agora alvo de críticas de Ancelotti, seu ex-treinador.

Como puro contraste, Cristiano Ronaldo presenteia-nos com uma magia diferente muito assente no físico mas também no seu talento infinito. No entanto, a magia não se mostra dia sim, dia não. Todos os fins-de-semana sabemos que Ronaldo será uma peça-chave da equipa blanca, todos os anos sabemos que Ronaldo estará no topo a disputar o troféu dos melhores marcadores. Muita gente sabe que quando era miúdo, Cristiano Ronaldo era o jogador que punha pesos nas chuteiras que lhe permitia treinar a sua velocidade explosiva. Todos os treinadores sabem que Ronaldo estará sempre disponível na máxima forma possível para defrontar os 90 minutos de cada jogo. No fim, todos sabem que Ronaldo marcará uma geração no futebol, já Ronaldinho podia ter dado muito mais.

3 comentários:

  1. bom post.

    só uma achega.. nao acho que o ronaldo tenha talento "infinito". na minha opiniao, dentro dos jogadores de topo ha bastantes com muito mais talento do que ele (como por exemplo o ronaldinho).
    no entanto, tem uma mentalidade que mt poucos jogadores de topo têm que é de querer sempre melhorar e nunca abrandar o ritmo.
    enquanto que a maior parte parece que ao atingir determinadas metas se acomoda ele quer sempre mais e luta por isso.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Pedro, o grande talento do Ronaldo é a ambição e a vontade de melhorar, porque se falarmos em talento futebolístico apenas, está entre os melhores, mas há muitos ao seu nível...

    ResponderEliminar
  3. Nova sondagem já a decorrer.

    Desta vez, vamos apresentar novo desafio.
    Pretendemos saber qual a equipa ideal da Liga Zon Sagres para os leitores e para isso, iremos colocar votações sobre quem são os melhores jogadores na respectiva posição.

    Começamos já com o GR: quem é o melhor guardião da liga?

    Adira e Vote SFF

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    ResponderEliminar